Seduc e EGPA promovem curso de oratória e retórica para educadores da rede estadual
Com dinâmicas e troca de conhecimentos, a formação aborda as habilidades de comunicação dentro e fora do ambiente de trabalho

Para elevar a capacidade de comunicação, argumentação e direcionar o grau de formação pessoal de gestores e servidores públicos da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), iniciou o curso “Oratória e Retórica: comunicação social e comportamental”, na segunda-feira (18). Cerca de 100 servidores estão participando da formação que segue até a próxima quinta-feira (21), no auditório da Seduc, em Belém.
Com dinâmicas e troca de conhecimentos, o curso aborda as habilidades de comunicação dentro e fora do ambiente de trabalho. Segundo o titular da Diretoria de Formação (Difor) da Seduc, Raimundo Corrêa, a formação é fundamental para o aprimoramento de comunicação.

“Comunicar-se bem é mais do que falar: é saber ouvir, compreender e transformar palavras em pontes que aproximam pessoas e ideias. O curso de ‘Oratória e Retórica’ oferece aos servidores da Seduc a oportunidade de despertar essas habilidades, fortalecendo a autoconfiança, a clareza na expressão e a capacidade de inspirar os outros”, disse Raimundo Corrêa.
O diretor ainda explicou o papel do curso enquanto uma ferramenta de transformação. “Ao participar dessa formação, cada servidor descobre que a palavra é uma ferramenta de transformação social e educacional. Falar com segurança, empatia e respeito amplia horizontes, melhora as relações de trabalho e reforça o compromisso com uma educação pública de qualidade".
"Mais do que uma técnica, a oratória é um exercício de liderança e humanidade. Ao investir nessa prática, os servidores não apenas crescem profissionalmente, mas também se tornam agentes de mudança, capazes de motivar, engajar e transformar realidades”, disse diretor Raimundo Corrêa.

A coordenadora de Desenvolvimento e Competências e Habilidades Profissionais em Governança Pública (CDHP) da EGPA, Cristina Lopes, ressalta que a participação dos servidores da educação é muito importante. “Os cursos de formação da EGPA têm um significado gigantesco para todos os servidores públicos em geral, porque nós estamos ali o tempo todo nesse movimento de capacitar, melhorar, levar com eficiência o trabalho do servidor público para a ponta, que é a comunidade".
"E que maravilha que nós estamos, dentro da Secretaria de Educação, trabalhando neste momento no curso específico para os gestores. O curso é um curso de oratória, de retórica, de comportamento social em público, para a gente chegar nas escolas, ou em qualquer outro espaço não escolar, mas dentro da educação, e melhorar a qualidade nesse atendimento”, afirmou Cristina Lopes.

Para a diretora Cássia Araújo, da Escola Estadual de Ensino Integral Bilíngue Mestra Idalina Rodrigues Pereira, em Icoaraci, o curso é uma oportunidade para ampliar habilidades utilizadas diariamente. "O curso de oratória nos dá ferramentas para o nosso dia a dia, no cotidiano escolar, porque diariamente nós precisamos trabalhar o convencimento, o poder da fala, o poder da oratória, e ele facilita a argumentação com a comunidade escolar, sejam pais de alunos, professores ou os próprios alunos. E aqui estamos aprendendo na prática e conseguimos perceber os elementos que precisamos compor a nossa fala dentro da escola”, compartilhou.