Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Detran atende 170 crianças e adolescentes atípicos com atividades na brinquedoteca

Ações pedagógicas relacionadas ao trânsito foram realizadas durante a matrícula das mães no Programa CNH Pai D’égua Mães Atípicas

Por Ascom (Governo do Pará)
19/08/2025 13h11

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) recebeu 170 crianças e adolescentes atípicos durante o período de inscrições do CNH Pai D’égua Mães Atípicas, destinada a candidatas aprovadas na Região Metropolitana de Belém. A programação ocorreu de 4 a 14 de agosto, no espaço da brinquedoteca, integrado ao atendimento na sede do órgão, na capital. Dentro da programação, a equipe de educação realizou atividades pedagógicas sobre medidas para um trânsito seguro. 

O espaço da brinquedoteca é interativo e lúdico para sediar atividades educativas a crianças e adolescentes, que acompanham seus responsáveis durante atendimento na sede do órgão. Por ser uma área englobada ao setor de atendimento, fica totalmente à vista, facilitando aos pais que buscam algum serviço de habilitação ou veículo.

Atividades na brinquedoteca são supervisionadas por equipe especializada

Detranzinho - Dentre as atividades realizadas na brinquedoteca estão jogo do aprendiz, exibição de filmes educativos e jogos de pintura. O espaço também realiza programações com o Detranzinho, que faz atividades agendadas todos os meses com escolas e instituições sociais.

Com uma equipe capacitada, foram realizadas diversas brincadeiras, exibição de filmes sobre trânsito, jogos e atividades de pintura, todas voltadas à educação para o trânsito, de forma inclusiva e acessível. “Nesse mês de agosto tivemos o 'CNH Pai D'égua' das Mães Atípicas, com 170 crianças e adolescentes atípicos, para permitir que as mães pudessem realizar suas matrículas com tranquilidade. Esse atendimento no nosso espaço é único, porque cada criança tem sua potencialidade, sua forma de se expressar e também seus desafios. Nosso compromisso foi garantir não só um espaço lúdico e de cuidados para elas, mas também de aprendizagem”, disse a gerente de Programas e Projetos Pedagógicos do Detran, Edilssa Carla.

Texto: Anna Kelly Saraiva - Ascom/Detran