Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Policlínica Metropolitana amplia acesso a atendimento ortopédico e diagnóstico especializado

Com até 800 consultas por mês, unidade em Belém oferece atendimento rápido, exames e integração entre especialidades para garantir diagnóstico e tratamento

Por Ascom (Governo do Pará)
19/08/2025 16h30

Quem já sofreu uma fratura, convive com dores crônicas ou enfrentou uma lesão sabe que o tempo é um aliado — e que ter acesso rápido a um ortopedista pode fazer toda a diferença na recuperação. Na Policlínica Metropolitana do Pará, em Belém, esse cuidado é levado a sério.

A unidade do Governo do Pará, gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), é referência no atendimento ortopédico e traumatológico, oferecendo consultas especializadas, exames no próprio local e integração com outros serviços para um tratamento completo.

O médico ortopedista Renato Arraes Campos, explica que o serviço atende pacientes de todo o estado, além de demandas internas. “Temos atendimentos com médicos especialistas em ortopedia e traumatologia e atendemos pacientes referenciados de todo o estado e também da própria unidade”, explica.

Entre os casos mais comuns estão doenças degenerativas, alterações nas articulações, lesões no sistema músculo-esquelético e acompanhamento de traumas e complicações oriundas de outros serviços do SUS.

Diagnóstico - Um dos diferenciais da ortopedia na Policlínica é a possibilidade de realizar exames no próprio espaço. “O paciente tem acesso a diversos exames para auxiliar no seu diagnóstico e tratamento mais adequado, desde radiografias e ultrassonografias até exames mais complexos, como a tomografia computadorizada”, destaca Renato.

Além disso, para casos que exigem acompanhamento com outros especialistas, a unidade adota um modelo de tratamento multidisciplinar, permitindo que doenças crônicas que afetam mais de um sistema sejam tratadas de forma integrada.

Atendimento - A capacidade de atendimento é de até 800 consultas mensais, com baixa fila de espera. Para a reabilitação, a Policlínica mantém parcerias com instituições do SUS e universidades, garantindo que os pacientes tenham acesso à fisioterapia e a terapias que proporcionam melhora significativa — e, em muitos casos, até a cura. “Todos os profissionais passam por reciclagens anuais para estarem sempre atualizados e prestando um bom atendimento à população”, reforça o ortopedista.

O serviço também aposta na prevenção. Entre as recomendações para evitar lesões, especialmente em idosos e pessoas que praticam atividades físicas, estão orientações diárias de postura, mudanças de hábitos, tratamentos específicos e exercícios adaptados para cada perfil.

Serviço - O acesso à Policlínica Metropolitana é feito pela Central de Regulação do Estado. Interconsultas e exames podem ser agendados pela Central de Relacionamento via WhatsApp Business, no número (91) 98521-5110, ou pelo e-mail [email protected].

É necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Crianças sem RG podem apresentar certidão de nascimento e documentos da mãe.

Texto: Roberta Paraense