Na Santa Casa, cuidados da gravidez ao pós-parto são temas de evento alusivo ao Dia da Gestante
O público-alvo da ação educativa foi formado por gestantes internadas na unidade e servidoras da instituição
Programação realizada na manhã desta quinta-feira (21) na Santa Casa do Pará, em Belém, garantiu a um grupo de gestantes internadas na unidade de saúde, e também a servidoras da instituição, orientações multiprofissionais sobre cuidados com a saúde da mãe e do bebê, da gestação até os primeiros meses após o nascimento.

Recomendações sobre prevenção de lesões e acidentes domésticos ou riscos oferecidos por cosméticos e outros produtos químicos, e instruções sobre amamentação, troca de fraldas, banho e acomodação adequada do recém-nascido também foram repassadas às participantes, informou a enfermeira Silvia Brito, que participou da organização do evento.
“Temos um calendário de ações na Santa Casa e, como somos referência materno-infantil, pensamos num evento para nossas servidoras gestantes, mas envolvendo também as pacientes da Casa da Gestante, que contribuísse para o aleitamento materno, que é rico e é de graça, e também pudesse orientar como a mãe deve se cuidar na gravidez e depois que der à luz, e como deve cuidar do bebê em casa”, disse a enfermeira.

Conhecimento - A atividade proporcionou também um momento de interação entre as gestantes, com troca de experiências e oportunidade para que elas pudessem tirar dúvidas com a equipe de saúde. Grávida do primeiro filho, Maria Lucileide aproveitou a oportunidade para aprender mais sobre os cuidados com o bebê. “As informações aqui são riquíssimas, porque às vezes a gente sabe de algumas coisas, mas vai esquecendo. Eu achei muito rico. Os temas, tudo que a gente abordou aqui, ainda mais pra mãe de primeira viagem, como eu”, afirmou.
Referência na assistência da mãe e do bebê, a Santa Casa do Pará realizou, só no primeiro semestre deste ano, quase 19 mil atendimentos de urgência e emergência obstétrica. A unidade dispõe de 344 leitos materno-infantis e realiza mais de 800 partos por mês.

Há mais de 100 anos o Dia Mundial da Gestante é comemorado em 15 de agosto, chamando a atenção para as necessidades e o bem-estar de gestantes e seus filhos, além de conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde da mulher durante a gravidez, reforçando a necessidade de atenção especial, acompanhamento pré-natal e acolhimento.