Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Obras da Estação Cidadania em Breves avançam para melhor atender Marajó

Unidade vai concentrar serviços do Detran, Polícia Civil, Banpará, Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) e outros

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
26/08/2025 10h31
Estação Cidadania em Breves no Marajó integra a política de descentralização de serviços essenciais à população

As obras da Estação Cidadania de Breves, no arquipélago do Marajó, marcam um avanço importante no processo de implantação de mais uma unidade do projeto estadual que reúne, em um único espaço, diversos serviços públicos essenciais à população.  

O projeto integra a política do Governo do Pará de descentralizar e ampliar o acesso da população a serviços como emissão de documentos, orientação jurídica, seguro-desemprego, cadastro em programas sociais e outros atendimentos. Com a nova unidade, moradores de Breves e municípios vizinhos terão acesso facilitado, sem a necessidade de grandes deslocamentos para a capital ou outras cidades-polo do Pará.

“Estamos acompanhando cada etapa com atenção para garantir que a obra seja entregue com a qualidade que a população de Breves merece. Já concluímos serviços importantes de estrutura e agora avançamos para fases que envolvem cobertura, instalações hidráulicas e elétricas. A Estação Cidadania será um espaço moderno, acessível e preparado para atender com dignidade e conforto todos os cidadãos do Marajó”, destacou André Pontes, assessor técnico da Seplad. 

População vai acessar na Estação Cidadania de Breves serviços como emissão de documentos, CNH (1ª habilitação) e outros

Entre os serviços previstos na obra, estão a instalação de telhas de fibrocimento em toda a área de cobertura, com substituição do engradamento de madeira danificado, além da impermeabilização com manta de calhas e rufos.

A unidade também receberá novas bancadas de granito, vasos sanitários, mictórios e acabamentos modernos nos banheiros e áreas de serviço. Está prevista ainda a instalação de esquadrias completas - portas, janelas e basculantes -, a execução de piso tátil e cimentado, e a aplicação de pintura em PVC, acrílica e esmalte sintético em ambientes internos, externos e superfícies metálicas, garantindo acessibilidade, durabilidade e conforto para os usuários.

Além da construção da unidade de Breves, outras unidades também passam por obras de ampliação e modernização, como as de Santarém, Guamá e Icoaraci.

Serviços e parceiros
Nas Estações Cidadania, a população tem acesso a serviços como: emissão de carteira de identidade (RG); consulta de restituição de IRPF; recepção e análise de processos; atendimento CNH (1ª habilitação, mudança de categoria, mudança de jurisdição, legislação, biometria e renovação); retirada de documento CRV, CRLV e digital;  seguro desemprego; emissão de carteira de trabalho digital; e consulta processual, orientação e proteção aos direitos do consumidor, análise da vulnerabilidade socioeconômica, serviços bancários.

Entre os órgãos previstos na unidade estão o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará (Seaster), Polícia Civil (PC), Banpará, Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep). 

Com a obra em andamento, a expectativa é de que a Estação Cidadania de Breves se torne um importante ponto de referência para a prestação de serviços públicos no Marajó, contribuindo para o desenvolvimento regional e para a melhoria da qualidade de vida da população.