Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGOSTO LILÁS
English Version

30° BPM promove palestra sobre Lei Maria da Penha em comunidade Quilombola de Ananindeua

O encontro contou com a presença de aproximadamente 50 mulheres de comunidades quilombolas

Por Tarcya Amorim (PMPA)
27/08/2025 13h37

Em consonância à campanha “Agosto Lilás”, promovida pelo Governo do Estado, a Polícia Militar, por meio do 30° Batalhão (30° BPM), promoveu na terça-feira (26), palestra e roda de conversa sobre a temática da Lei Maria da Penha e do combate à violência contra a mulher. O evento foi sediado no espaço social da Comunidade Quilombola “Abacatal”, situada às proximidades do bairro do Aurá, em Ananindeua.

Fez parte da mesa debatedora a representante da Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua, Marta Mariana Dias; a líder da Comunidade Quilombola, Maria do Remédio; a representante da Federação das Mulheres do Estado do Pará, Cléa Dias Gomes, e o subcomandante do 30° BPM, Capitão Matheus.

O encontro contou com a presença de aproximadamente 50 mulheres de comunidades quilombolas, sendo marcado pela partilha e compartilhamento de experiências entre as instituições convidadas que se dedicam, historicamente, em combater e punir a violência imputada contra a mulher na Região Metropolitana de Belém, com ênfase em 
Ananindeua.
 

Na oportunidade, as representantes das instituições agradeceram o apoio do Grupamento de Proteção Ativa (GPA) do 30° BPM e detalharam os esforços conjuntos empreendidos na busca de coibir quaisquer tipos de violência contra o gênero feminino. O encontro também contou com a presença de militares que atuam nos GPAs de toda a circunscrição do Comando de Policiamento da Região Metropolitana: 6°, 21°, 29° e 39° Batalhões. 

Para a líder da Comunidade Abacatal, Maria do Remédio, a importância do trabalho do GPA dentro da comunidade é traduzida pela aproximação. "A nossa relação com o GPA é mais de amizade. A violência diminuiu com a presença policial. Roubos eram frequentes, até assalto com refém ocorreu. Depois da patrulha que eles fazem dentro do território, a violência diminuiu, nunca mais a gente ouviu falar em nada disso", garantiu a líder local.

Para o capitão Matheus, “o evento ratifica o compromisso da Polícia Militar do Pará, não apenas com a segurança, mas também com o acolhimento e acompanhamento da mulher em situação de vulnerabilidade. A PMPA busca, de forma contínua, qualificar e profissionalizar as ações policiais, a fim de alcançar a excelência no atendimento humanizado, especialmente em ocorrências tão delicadas quanto os casos de violência doméstica", avaliou o oficial.

Agosto Lilás e a atuação da PMPA na defesa da mulher

O Agosto Lilás é uma campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e está diretamente ligado à Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006. A campanha busca divulgar os direitos das mulheres, incentivar denúncias e promover o combate à violência doméstica e familiar. Assim, o Agosto Lilás reforça a importância da aplicação efetiva da Lei Maria da Penha e da mobilização da sociedade para garantir segurança e dignidade às mulheres.

Nesse sentido, como instituição integrante das forças de segurança pública, a Polícia Militar tem intensificado suas ações no enfrentamento à violência contra a mulher por meio de programas especializados e parcerias estratégicas. Entre as principais iniciativas, destaca-se a Patrulha Maria da Penha, que realiza o acompanhamento de mulheres com medidas protetivas de urgência, garantindo presença policial ativa e proteção contínua. Além disso, a PMPA promove ações educativas, como palestras e campanhas em escolas, comunidades e eventos institucionais, com foco na prevenção, orientação e conscientização sobre os direitos das mulheres e os mecanismos de denúncia.  

Essas ações demonstram que a atuação da PMPA busca não apenas reprimir, mas também prevenir a violência, acolhendo as vítimas com sensibilidade e responsabilidade.

Texto: Sargento Josuelton Chagas