Segup promove capacitação para atendimento de pessoas em situação de rua, no município de Castanhal
O curso foi destinado a agentes de segurança e rede de assistência municipal e estadual

Durante os dias 25 e 26 de agosto, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Políticas Públicas e Prevenção Social (DPS) e Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), promoveu a capacitação de atendimento humanizado direcionado a pessoas em situação de rua para 57 profissionais do município de Castanhal, na Região Metropolitana de Belém (RMB). A ação é direcionada ao aprimoramento de uma abordagem humanizada e eficiente para a população que está em vulnerabilidade social.
A qualificação está em sua quinta turma e ocorreu na Secretaria de Assistência Social do município, incluindo servidores e profissionais que atuam na rede de proteção e assistência de Castanhal, além de agentes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Polícia Militar.
Para Ualame Machado, titular da Segup, garantir o aprimoramento do atendimento é um fator essencial para ampliar a eficiência do serviço. “O objetivo das qualificações é garantir uma abordagem humanizada ampla e em várias frentes, e por isso integramos, além de agentes da segurança pública, servidores da assistência social e saúde. Além de alinhar o atendimento com práticas humanizadas, a qualificação é uma forma efetiva de promover cidadania e reduzir riscos”, pontuou o gestor.

Para Ediane Jorge, assistente social e técnica de referência na Secretaria Municipal de Assistência Social de Castanhal, que participou da capacitação, o curso é uma oportunidade de aprender novos conceitos e práticas no atendimento feito na cidade e potencializar os atendimentos feitos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). “Nós estamos aprendendo muito com a capacitação, no sentido de melhorar a nossa prática e a compreensão do motivo que leva a pessoa a estar na rua e, além disso, rever também alguns conceitos que temos para evitar discriminação ou atendimento com preconceito”, explicou.

Soldado Bentes, que integra o Segundo Grupamento de Bombeiro Militar de Castanhal, avalia que o curso aumenta a perspectiva sobre a parte humanitária do atendimento ao público, além de apresentar a complexidade envolvida no atendimento a alguém em situação de rua. “Essa complexidade pode ser tanto por problemas de saúde mental, problemas familiares, problemas sentimentais e diversas outras coisas. É importante como nosso atendimento tem que ser livre de preconceitos, livre de qualquer coisa que afete a dignidade dessa pessoa no atendimento à ocorrência”, finalizou o bombeiro.
Em 2025, foram qualificados mais de 200 profissionais de segurança e rede de atendimento, nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Tailândia e Castanhal.
Texto: Esther Pinheiro, sob supervisão de Roberta Meireles (Ascom/Segup)