Secom e TikTok capacitam comunicadores em técnicas e recursos da plataforma
Evento em Belém apresentou ferramentas digitais, estratégias de criação e uso de inteligência artificial para jornalistas, influenciadores e empreendedores

Uma capacitação promovida pela Secretaria de Estado de Comunicação do Pará (Secom), em parceria com o TikTok, reuniu, nesta quarta-feira (27), jornalistas, influenciadores digitais e empreendedores no Teatro Gasômetro, em Belém. No encontro, representantes da rede social no Brasil apresentaram as principais funcionalidades da plataforma e exploraram técnicas de produção de conteúdos digitais, tendo como pano de fundo a preparação da capital para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em novembro.
A secretária de Estado de Comunicação, Vera Oliveira, destacou a relevância da iniciativa como parte do esforço do Governo do Pará em fortalecer a comunicação pública e ampliar a qualificação de profissionais da área. “Realizar essa capacitação faz parte da nossa missão na comunicação pública. É um momento muito especial”, afirmou. Ela aproveitou para agradecer a parceria com a plataforma. “O TikTok está conosco desde Baku, nessa parceria que vem dando certo. Saibam que teremos outros grandes eventos promovidos pelo Governo do Estado”, completou.

O gerente de contas governamentais do TikTok, Leandro Albuquerque, abriu a programação apresentando recursos da plataforma, incluindo a ferramenta de inteligência artificial Symphony, e ressaltou a importância de capacitar comunicadores para explorar de forma saudável e responsável as potencialidades do ambiente digital. “É muito importante estar aqui, primeiro porque precisamos mudar a forma de criação de conteúdo no Brasil, para que todos entendam o potencial da plataforma de se conectar com as pessoas de maneira autêntica, dentro do propósito de cada um, já que seguimos o interesse de quem está do outro lado”, afirmou.
Ele também destacou o simbolismo do encontro ocorrer em Belém. “É muito legal vir para cá nesse momento de pré-COP, quando vemos a cidade se movimentando e tanta coisa acontecendo. Isso mostra quanto conteúdo interessante pode ser divulgado. Muitas vezes, de fora, se ouve que nada vai acontecer, mas ao chegar aqui temos a certeza de que vai dar certo”, acrescentou. Para Leandro, a capacitação também foi uma oportunidade de incentivar novas formas de produção. “É a chance de mostrar como podemos criar conteúdos inovadores e diferentes, utilizando inteligência artificial de maneira saudável, dentro do que é permitido”, concluiu.

Oportunidades para jovens e criadores – A programação também abriu espaço para que os participantes compartilhassem expectativas sobre o uso da plataforma. O estudante Téo Carvalho avaliou a capacitação como um incentivo para ampliar sua atuação digital e destacou a relevância da iniciativa para jovens criadores de conteúdo. “Esse evento mostra como o TikTok pode ser utilizado de forma estratégica para alcançar resultados, tanto na divulgação pessoal quanto profissional. A capacitação oferece técnicas que permitem ampliar o alcance, organizar um portfólio e atrair oportunidades de trabalho”, afirmou.
Empreendedorismo e influência – O encontro contou ainda com uma roda de conversa sobre empreendedorismo digital, conduzida por Michel Porcino, facilitador de programas do TikTok. Criadoras de conteúdo compartilharam experiências sobre como transformaram a plataforma em espaço de geração de renda e oportunidades.

A artesã do Rio Grande do Norte Paula Braghini contou que começou a postar na plataforma como uma forma de divulgar e vender seu trabalho com crochê e acabou conquistando clientes em diferentes lugares, inclusive fora do Brasil. “Estou muito feliz por representar as mulheres que vivem do artesanato e por poder divulgar o meu trabalho. O TikTok mudou a minha vida e a forma como me comunico. Eu tinha vergonha de aparecer, mas a plataforma me ajudou a criar conexão com as pessoas. Hoje, meu trabalho chega a lugares que nunca imaginei”, relatou.
A paraense Maria Zontes, que conquistou milhões de seguidores e clientes mostrando na rede as capas de livros personalizadas que pinta à mão, incluindo uma coleção inspirada em Harry Potter, destacou o desafio inicial de se posicionar como criadora fora dos grandes centros. “Quando eu comecei no TikTok, tive muito medo de não dar certo e de não conseguir alcançar um grande público por ser paraense. Estávamos acostumados a ver mais criadores de São Paulo e do Rio de Janeiro. Por isso, ver um evento como este acontecendo no meu Estado é muito significativo”, observou.

Já a publicitária e influenciadora Dina Batista Carmona, que atua há 15 anos na internet e utiliza a moda sustentável como ferramenta de comunicação, reforçou o impacto social das redes. “Eu acredito que nós paraenses estamos vivendo essa pororoca de oportunidades e as redes sociais são um megafone do que a gente faz. No meu trabalho, o Mulheres Fortes do Norte, é justamente essa transformação social que buscamos, onde cada voz importa. E hoje, com um celular, coragem e algumas técnicas corretas, tu fazes teu trabalho para o mundo”, ressaltou.