Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO
English Version

Governo do Pará abre Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas na Alepa

Evento reforça trabalho integrado entre poder público e sociedade civil e promove ações de conscientização até 2 de setembro em cinco municípios paraenses

Por Igor Oliveira (SEJU)
27/08/2025 19h16
Abertura aconteceu em sessão solene na Assembleia Legislativa

Com foco na promoção do diálogo e no fortalecimento de políticas públicas, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Justiça (Seju) e do Conselho Estadual sobre Drogas (Coned), deu início, nesta quarta-feira (27), à Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas. A abertura oficial ocorreu durante sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), com a participação de estudantes da rede pública e instituições parceiras no enfrentamento à dependência química.

Criada pela Lei Estadual nº 5.992/1996, a Semana tem como tema, nesta edição, “Drogas, direitos humanos e novos olhares”, e se propõe a ampliar o debate sobre os impactos do uso de substâncias psicoativas e a importância da prevenção, especialmente entre crianças e jovens.

Educação, cultura e prevenção

A cerimônia contou com a apresentação musical do grupo Fasepart, da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), além de falas de representantes da sociedade civil e do governo estadual.

Abertura contou com estudantes e representantes de instituições que atuam na prevenção às drogas

Para o secretário adjunto da Seju, Raimundo Feliz, o trabalho de prevenção deve ser contínuo e intersetorial. “Quando falamos em drogas, nos referimos a qualquer substância que pode viciar, seja lícita ou não. É um trabalho contínuo de alerta e diálogo, principalmente com crianças e jovens, em todas as regiões”, destacou.

Representando o Conselho Estadual de Educação, a professora Vânia Carneiro reforçou a importância da participação ativa dos estudantes nas ações da Semana.
“A Semana tem atividades não somente voltadas aos estudantes, mas também planejadas por eles. Essa união de esforços entre alunos e gestores é fundamental para evitar os riscos das drogas”, afirmou.

Plano Estadual em construção

Durante a sessão, a diretora de Justiça da Seju, Renata Hage, apresentou os desdobramentos da consulta pública regional sobre o Plano Nacional de Políticas sobre Drogas e destacou o empenho do Pará na construção de um plano estadual articulado.

Abertura aconteceu em sessão solene na Assembleia Legislativa

“Inclusive, estamos trabalhando na Semana a integração dessa rede e uma agenda prioritária para o ano que vem, que vai ser um plano estadual de política sobre drogas, já vem pensado em virtude da consulta realizada”, explicou.

Programação segue até 2 de setembro

A programação da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas se estende até o dia 2 de setembro, com atividades educativas, culturais e fiscalizatórias nos municípios de Afuá, Ananindeua, Belém, Óbidos e Santarém.