Polícia Civil celebra 46 anos da Acadepol com workshop sobre desafios ambientais
Evento destacou capacitação de servidores, relação entre crimes ambientais e mudanças climáticas e reforçou o papel da academia na segurança pública

Nesta quinta-feira (28), a Polícia Civil do Pará realiza um workshop em comemoração aos 46 anos da Academia de Polícia (Acadepol). O encontro tem como tema os novos desafios ambientais, em referência à COP-30, que será realizada em novembro na capital paraense.
O diretor da Acadepol, delegado Waldir Freire, enfatiza a importância da formação e capacitação dos policiais e servidores da segurança pública do estado. “O Governo do Pará criou a Academia de Polícia, fundada pelo delegado Francisco Sales de Carvalho, com as primeiras turmas de escrivães e investigadores".

"Desde então, a Academia tem formado, capacitado e treinado policiais e servidores administrativos, fortalecendo a segurança pública. Neste semestre, foram capacitados 1.896 servidores da polícia e 634 de outras instituições, totalizando 2.830 pessoas. Esse resultado só foi possível pelo apoio do Governo do Estado, da Polícia Civil, de seus dirigentes e de todos os servidores e colaboradores. É uma honra pertencer a uma instituição formada por homens e mulheres comprometidos com a defesa da sociedade, da ordem e da lei”, complementa Waldir Freire.

Entre os temas abordados no workshop, destaque para a relação entre crimes ambientais e mudanças climáticas, a proposta de atualização da grade curricular de formação com ênfase em temáticas ambientais e de segurança pública, além dos desafios na proteção das populações tradicionais no contexto amazônico.
O delegado Carlos André Viana, secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal (SIAC) da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup), destacou o aperfeiçoamento da academia de polícia ao longo dos anos. “A Acadepol tem evoluído de forma significativa, especialmente com o maior concurso da história, que trouxe novos policiais e fortaleceu nossa capacidade de enfrentamento à criminalidade. O crime evolui rapidamente e exige de nós conhecimento, atualização de técnicas e inovação nos processos. Mas o mais importante é o profissional: motivado, capacitado e compromissado. O verdadeiro investimento da Polícia Civil, por meio da Acadepol, é na formação e no aperfeiçoamento contínuo de seus quadros”, ressalta.

O evento, realizado no Fórum Cível Professor Daniel Coelho de Souza, em Belém, iniciou às 8h e segue até as 15h30, com a cerimônia de entrega dos certificados “Amigos da Acadepol”.
O delegado-geral Adjunto, Temmer Khayat, reforça a relevância da celebração e destacou a importância da Academia de Polícia para a segurança pública do Pará. “A Acadepol, ao longo de seus 46 anos, tem sido responsável por preparar gerações de profissionais comprometidos com a defesa da lei e da justiça. Este workshop, que conecta a segurança pública às pautas ambientais e sociais, demonstra a capacidade da instituição de se renovar e acompanhar os desafios do nosso tempo. Temos orgulho de contar com homens e mulheres que diariamente se dedicam a proteger vidas, garantir direitos e fortalecer a cidadania no Pará”, finaliza.