Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTEGRAÇÃO E CONHECIMENTO
English Version

Semas participa do 2º Seminário Regional de Direito Ambiental com foco em novas economias e sustentabilidade

O encontro reúne especialistas, autoridades e membros da União Brasileira da Advocacia Ambiental (UBAA) para discutir os principais desafios e oportunidades da agenda climática rumo à COP30

Por Jamille Leão (SEMAS)
28/08/2025 14h20
A mesa de abertura contou com a participação do secretário da Semas, Raul Protázio Romão; do advogado e professor Talden Farias, vice-presidente da UBAA, e da advogada Cristiane Jaccoud, secretária-geral da entidade

Nesta quarta-feira (28), o Centro de Treinamento e Formação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), em Belém, sediou o 2º Seminário Regional de Direito Ambiental – Região Norte, que reuniu especialistas, autoridades e membros da União Brasileira da Advocacia Ambiental (UBAA) para discutir os principais desafios e oportunidades da agenda climática rumo à COP30.

A mesa de abertura contou com a participação do secretário da Semas, Raul Protázio Romão; do advogado e professor Talden Farias, vice-presidente da UBAA; e da advogada Cristiane Jaccoud, secretária-geral da entidade.

Em sua fala, o secretário Raul ressaltou a importância estratégica do Estado no debate nacional e internacional sobre sustentabilidade, destacando a necessidade de preparar profissionais para atuarem nas novas economias.

“Aqui na Amazônia, estamos no centro desse debate nacional sobre a sustentabilidade e as novas economias. É fundamental termos esse espaço de proximidade com a advocacia e com a academia paraense. Precisamos compreender que as novas economias derivam da agenda climática e representam não apenas uma mudança ambiental, mas também econômica e geopolítica”, afirmou.

Em sua fala, o secretário Raul ressaltou a importância estratégica do Estado no debate nacional e internacional sobre sustentabilidade, destacando a necessidade de preparar profissionais para atuarem nas novas economias

A secretária-geral da UBAA, Cristiane Jaccoud, destacou que o seminário chega em um momento decisivo, em que o Pará se consolida como protagonista da agenda ambiental internacional às vésperas da COP30. Segundo ela, a parceria com a Semas foi fundamental para a realização do evento.

“A nossa proposta é trazer uma discussão do ponto de vista da advocacia, em um momento em que o Brasil e o mundo passam por uma mudança de paradigma econômico e energético. É fundamental que estejamos em diálogo com os órgãos ambientais, para criar segurança regulatória e fortalecer esse ambiente de novas práticas e novas economias”, afirmou.

O Seminário reúne representantes da UBAA de todo o Brasil durante dois dias

Cristiane também ressaltou que os seminários regionais da UBAA têm o papel de aprofundar o debate nas peculiaridades locais:

Durante dois dias, o Seminário reúne representantes da UBAA de todo o Brasil para debater temas como licenciamento e economia verde, regularização fundiária, impactos ambientais na Amazônia, litigância climática e os principais desafios jurídicos e ambientais no contexto da COP30.

Entre os temas a serem debatidos, estão o licenciamento ambiental e a economia verde, além da regularização fundiária e os principais desafios jurídicos e ambientais no contexto da COP30