Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIZAÇÃO
English Version

Hemopa e Unama realizam campanha de doação de sangue em Ananindeua

Ação no Campus BR da Unama, em Ananindeua, reuniu estudantes, professores e comunidade em apoio ao fortalecimento dos estoques de sangue do Hemopa

Por Aline Seabra (HEMOPA)
28/08/2025 16h18
A ação contribuiu para fortalecer os estoques de sangue do Hemopa

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promoveu, nesta quinta-feira (28), uma campanha de doação de sangue em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama), Campus BR, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A ação integra o calendário de mobilizações externas da Fundação e tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica da causa da doação voluntária de sangue.

A iniciativa contou com a montagem de uma estrutura completa no espaço da instituição de ensino, preparada para receber os voluntários com conforto e segurança. A sala montada no campus foi adaptada para todo o fluxo do procedimento, desde o cadastro e triagem clínica até a coleta e o lanche oferecido após a doação.

A campanha mostrou o engajamento da comunidade acadêmica e do entorno

As campanhas em instituições de ensino são estratégicas para estimular a participação de jovens e universitários, reforçando a importância da solidariedade e do engajamento social. Além de contribuir para o abastecimento da rede hospitalar do Estado, essas mobilizações ajudam a formar uma nova geração de doadores frequentes.

A assistente social da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa, Marcela Silva, destacou a relevância da parceria com a Unama. “Esta já é a segunda campanha realizada em 2025 no Campus BR, e novamente percebemos uma forte mobilização da comunidade acadêmica. Alunos, colaboradores e até familiares participam de forma voluntária, conscientes da importância da doação de sangue, baseada na solidariedade, no altruísmo e no amor ao próximo”, afirmou.

Para a assistente social da Gecad, Marcela Silva, todos que participaram agora estão mais conscientes sobre a importância da doação

Para Flávia Silva, professora do curso de Biomedicina da Unama, a mobilização tem impacto direto na formação acadêmica. “A campanha integra a rotina do semestre, e neste ano os alunos atuam também como captadores, trazendo doadores e compreendendo o papel fundamental do banco de sangue para o atendimento aos pacientes. Além de conscientizar a comunidade acadêmica, abrimos as portas para moradores do entorno participarem”, ressaltou.

A professora do curso de Biomedicina da Unama, Flávia Silva, destacou a participação dos estudantes da Unama

A estudante Renata Almeida, doadora de primeira vez, relatou a emoção de participar. “A mobilização da faculdade foi essencial para despertar em mim a importância desse gesto. Pude compreender que a doação é um ato de solidariedade que realmente salva vidas. Foi ainda mais especial ter meu namorado doando junto comigo. Quero que essa seja apenas a primeira de muitas doações”, disse.

A Fundação Hemopa abastece mais de 200 hospitais, públicos e privados, no Pará. Para manter os estoques em níveis seguros, são necessárias, em média, 300 doações por dia somente na Região Metropolitana de Belém.