Espaço São José Liberto recebe oficina de customização de ecobags
A atividade, oferecida gratuitamente, reuniu 20 participantes com o objetivo de valorizar a economia criativa e incentivar práticas sustentáveis.

No último sábado (30), o Espaço São José Liberto, em Belém, foi palco de uma oficina criativa voltada à confecção e customização de ecobags de algodão. A atividade, oferecida gratuitamente, reuniu 20 participantes com o objetivo de valorizar a economia criativa e incentivar práticas sustentáveis.
A atividade foi conduzida pelas designers de moda do projeto Amazônia Fashion — Helena Bezerra, Rose Chaves e Roseli Coelho — profissionais reconhecidas por seu trabalho com moda autoral e pela valorização dos saberes amazônicos. A oficina conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), por meio do Espaço São José Liberto (ESJL).
Durante a oficina, os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas artesanais como pintura com stencil e carimbo, além da aplicação de flores em crochê. As criações resultaram em peças exclusivas que combinam estilo, consciência ambiental e identidade cultural.
Cada inscrito recebeu uma ecobag lisa, como uma tela em branco. Após as orientações técnicas sobre pintura, uso de stencil e aplicação de acessórios, os participantes partiram para a etapa prática, transformando suas ideias em peças de moda e colocando em ação suas habilidades criativas. O foco foi permitir que cada pessoa produzisse uma peça única, com propósito sustentável.
Materiais como tintas, pincéis, stencils, flores de crochê, fitas e rendas foram disponibilizados e compartilhados entre os participantes, promovendo um ambiente colaborativo.
Marcelo Tavares foi um dos participantes da oficina. Ele aprovou a iniciativa e destacou a importância da capacitação e da troca de conhecimentos para quem deseja crescer no setor criativo. O artesão começou a empreender em 2019, durante a pandemia, quando passou a confeccionar máscaras de tecido. Desde então, ampliou sua produção e hoje trabalha com uma variedade de itens, como bolsas, sacolas, enfeites e acessórios. “Estou sempre em busca de capacitação para oferecer algo novo. Participar dessa mentoria com três designers de moda certamente vai enriquecer meu conhecimento”, afirmou Marcelo.

A designer de moda e joias Helena Bezerra conta que, ao lado de Rose Chaves e Roseli Coelho, decidiu realizar uma oficina de customização de ecobags. Ela destaca que a iniciativa tem como objetivo apoiar os artesãos locais, reforçando a importância da sustentabilidade.
“Sabemos que os empreendedores da região precisam de sacolas sustentáveis e, em vez de adquiri-las de outros estados, podemos produzi-las aqui mesmo, fortalecendo nossa economia e valorizando o que é feito na Amazônia”, destacou Helena.
Ainda segundo a designer, o pré-requisito para participar da oficina é saber costurar, já que cada pessoa customiza sua própria ecobag no estilo que desejar. Sobre as peças produzidas, Helena explicou: “As ecobags personalizadas serão apresentadas no Amazônia Fashion e prometem trazer originalidade, estilo e, claro, muita sustentabilidade.”Helena também destacou que a oficina teve excelente aceitação: “Já temos uma lista de espera para a próxima turma”, concluiu.

A artesã Claudineia Gonçalves, que atua há mais de dez anos nos segmentos de costura criativa e papelaria, viu na oficina a oportunidade ideal para aprender novas técnicas e aplicá-las em suas criações. Ela produz ecobags paraenses nas cores da bandeira do estado ou personalizadas com ícones turísticos, como o Ver-o-Peso e a Ilha do Combu.
“Minhas peças são únicas. Procuro sempre inovar e acompanhar as novidades do mercado”, afirmou Claudineia.