Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO SUPERIOR
English Version

Uepa: formação e ciência marcam o Dia do Profissional de Educação Física

Universidade do Estado do Pará foi a instituição que ofertou o primeiro curso de Licenciatura em Educação Física do Pará e na região Norte do país

Por Diane Maués (UEPA)
01/09/2025 14h28
Campus III/ Uepa (Foto Divulgação)

O Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, reforça a importância da formação universitária como base para uma atuação qualificada, que une ciência e compromisso social na promoção da saúde e do bem-estar, além de destacar o papel fundamental da pesquisa científica para o avanço da área e para a construção de práticas cada vez mais seguras e eficazes. De forma pioneira, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi a instituição que ofertou o primeiro curso de Licenciatura em Educação Física do Pará e na região Norte do país.

A primeira turma foi formada na década de 1970, na Escola Superior de Educação Física, hoje, campus III da Uepa, criada em maio de 1993 por meio da fusão de faculdades estaduais, entre elas, a de Educação Física. O campus III é vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). 

Entre as recentes pesquisas, o trabalho de conclusão de curso "As repercussões da Consultoria em Educação Física através das Redes Sociais Pós-Pandemia", foi um dos estudos entre os três primeiros do Prêmio Melhor TCC 2023-2024 do curso de Educação Física da Uepa. A pesquisa foi realizada pelos alunos João Rafael Araújo Mourão e Pedro Roberto Gonçalves Marcelino, tendo como orientadora, a professora Edna Cristina Santos Franco.

O estudo uniu ciência e os tempos pós-modernos digitais e analisou a consultoria online em Educação Física nas redes sociais com a crise sanitária da pandemia de Covid-19. A análise foi feita a partir de 12 artigos das bases de dados SciELO, PubMed e Scopus, e identificou que esse cenário é marcado por fragilidades, como a falta de fiscalização, ausência de normas claras e a atuação de não profissionais. 

Defesa de pesquisa do TCC no Campus III/CCBS (Foto: Divulgação)

Segundo o aluno João Rafael, o estudo mostra que o trabalho do personal trainer on-line no pós-pandemia enfrenta desafios como a concorrência com influenciadores digitais e a falta de regulamentação. “Apontou a necessidade de competências em resiliência, flexibilidade, formação continuada e marketing digital, além da necessidade de maior fiscalização dos órgãos competentes. Defende a inclusão de conteúdos sobre ética, postura profissional e marketing nos cursos de Educação Física e mostra que, quando realizada por profissionais habilitados, a consultoria on-line é uma estratégia promissora para promover saúde e qualidade de vida”, relatou.

Para a orientadora, o trabalho abordou o uso das redes sociais por profissionais de educação física e destaca a necessidade de fiscalização na prescrição de exercícios, “que deve ser realizada somente por educador físico, porém muitas vezes, é feita por influenciadores digitais sem formação”, disse. Ressaltou ainda a importância de preparar os novos profissionais para esse mercado em expansão. A pesquisa alerta que práticas mal orientadas podem gerar sérias consequências à saúde, como lesões e agravamento de patologias, explica a professora Edna.

O trabalho contribui ao discutir um tema pouco explorado no contexto pós-pandêmico e indica a necessidade de novos estudos sobre as estratégias dos Personal Trainers Online, além de discutir sobre a importância da implementação de disciplinas como ética no meio virtual nos cursos de Educação Física. Também sugere um maior diálogo com órgãos reguladores para reforçar a fiscalização da consultoria on-line e o fortalecimento da categoria para conscientizar a sociedade sobre os riscos da prática sem profissionais habilitados, de acordo com a orientadora. 

Curso - Em Belém, o campus de Educação Física contribui há 55 anos com a formação acadêmica dos profissionais da categoria no Pará. O campus conta com auditório, salas de aula, biblioteca, brinquedoteca, piscina olímpica, vestuário, ginásio com palco e quadra, ginásio de ginástica, entre outros espaços como a academia do curso de Educação Física, onde funciona o Laboratório de Exercício Resistido e da Saúde (Leres).

O campus III/Educação Física exerce um importante papel social ao oferecer modalidades esportivas, em Belém, abertas a crianças, adultos e idosos por meio de cursos livres e atividades adaptadas. Essas ações de extensão contribuem tanto para o atendimento à comunidade quanto para a formação de excelência dos graduandos em Educação Física. Também como forma de combater o sedentarismo e promover mais saúde à comunidade acadêmica, foi instalado no campus III, o projeto Movimenta Uepa, que garante exercício físico para servidores da Uepa, entre 30 a 65 anos, com aulas de treinamento funcional e dança.

Atualmente, o curso oferece licenciatura e bacharelado, com cerca de mil alunos, pelo curso regular, em Belém, Altamira, Tucuruí, Santarém, e Conceição do Araguaia. O curso também funciona de forma modular pelo programa Forma Pará nos municípios de Tracuateua, Capitão Poço, São Francisco e Terra Santa.

“É com satisfação que assumo a Coordenação do Curso de Educação Física da Uepa, instituição onde me formei e que marcou minha trajetória. Como egresso e docente, retorno com o compromisso de fortalecer a formação de novos professores, contribuir para a qualidade acadêmica e potencializar ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação”, disse o professor Adnelson Araújo dos Santos.

Mais informações sobre o curso no campus III/Educação Física, localizado na avenida João Paulo II, 817, bairro do Marco, em Belém.

Fachada Foto: Sidney Oliveira - Ascom Uepa

Pós-Graduação - Entre os novos cursos de pós-graduação da Uepa, no Campus III, estão o Programa de Pós-graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGREAB) e o PPG em Metodologia do Ensino da Ginástica e Dança (PPGMDG), especialização lato sensu, que está com inscrições abertas até 18 de setembro, no site da Uepa, aberto a profissionais de diversas áreas e formações.

E também o IV Curso de Especialização (pós-graduação lato sensu) em Pedagogia da Cultura Corporal, na modalidade semipresencial e gratuita, em Belém, que tem como objetivo qualificar professores com formação inicial em Licenciatura em Educação Física, para a melhoria da prática pedagógica no ensino da Educação Física escolar. O curso está previsto para iniciar dia 11 de setembro.

O PPGREAB, mestrado acadêmico stricto sensu, iniciou no ano de 2024 e irá agora para a sua segunda turma do curso. O mestrado pertence à área 21 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que engloba os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, atendendo uma demanda de pós-graduação na área. O PPGREAB é o terceiro da região Norte na área 21 (Educação Física) e o primeiro em Reabilitação e Desempenho Funcional, garantindo um grande desenvolvimento científico nesta linha para a região e o país.

Aula Magna - O PPGREAB realizará uma aula magna da segunda turma do PPG sobre "Inteligência Artificial na Academia", nesta sexta-feira, 05, às 14h. O convidado especial para ministrar a aula será o professor Arthur de Sá Ferreira, coordenador do PPG em Ciências da Reabilitação no Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam/RJ). A aula magna será aberta e gratuita para comunidade acadêmica, no auditório da Ueafto/CCBS, no Campus II, Trav. Perebebuí, nº 2623.