Famílias de Piçarra conquistam sonho da casa própria
Governo do Pará garante beneficio habitacional que garante moradia digna para famílias de Piçarra, na região dos Carajás

“Minha casa era de madeira, ruim, chovia muito dentro, era uma agonia. Agora estou com ela toda em tijolo, ainda falta umas coisas, que vou ajeitar, com certeza, mas a diferença já é grande, essa ajuda mudou a minha vida para melhor”. O depoimento é da dona de casa Raimunda Martins dos Santos, que mora em Piçarra, a mais de 700 quilômetros da capital paraense, Belém.
Na região de Integração dos Carajás, Raimunda Santos foi uma das pessoas beneficiadas com as duas etapas do Programa Habitacional Sua Casa, um dos maiores programas habitacionais do Brasil no combate ao déficit de moradia. A iniciativa já beneficiou mais de 120 mil famílias em todo o Pará, de 2019 a 2025.

Em Piçarra, município com cerca de 12 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE/2022, o 'Sua Casa' criado pelo governador Helder Barbalho já materializou o sonho da casa própria para 537 famílias. Em toda a região de Integração dos Carajás, mais de 10.600 famílias foram beneficiadas com o programa.
Para Manoel Pioneiro, o diretor-presidente da Companhia de Habitacional do Pará (Cohab/Pará), órgão gestor do programa, a iniciativa cumpre seu objetivo social, “beneficiando municípios da região metropolitana de Belém, mas também chegando aos demais municípios paraenses localizados em todas as regiões de Integração do Pará, levando moradia digna a quem mais precisa”, diz ele.

Destinado à construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de unidade habitacional, o programa de governo Sua Casa concede dois benefícios: o Auxílio para aquisição de materiais a serem utilizados na construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação da unidade habitacional, e o Auxílio pecuniário para a contratação da mão de obra para a execução do serviço para a melhoria da qualidade de vida da população. O Auxílio que pode chegar até a R$21 mil, e é uma doação do Governo do Estado.