Hospital Regional do Marajó capacita profissionais do Setor de Hemodiálise
A unidade do governo do Estado investe para continuar oferecendo atendimento de qualidade a pacientes renais. Somente entre janeiro e julho deste ano, o Setor de Hemodiálise atendeu 3.597 usuários.
Referência na assistência especializada a usuários renais crônicos, por meio do Serviço de Hemodiálise, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, tem papel fundamental na descentralização da assistência em saúde no arquipélago marajoara, norte do Pará. A fim de fortalecer ainda mais a qualidade do atendimento, a gestão da unidade promoveu, no início deste mês, uma capacitação voltada aos profissionais do setor.

Realizado na segunda-feira (1º), o treinamento abordou o tema “Reprocessamento de Dialisadores e Linhas de Hemodiálise”, atualizando informações e proporcionando troca de experiência entre profissionais da equipe. A atividade foi realizada de forma presencial, na sala de Coordenação de Enfermagem, e também on-line, em parceria com a empresa fornecedora de materiais para hemodiálise.
A responsável técnica pelo procedimento, enfermeira Joseane Correa, informou que “o reprocessamento dos dialisadores garante maior segurança aos pacientes, principalmente pela redução do risco de infecções, além de assegurar uma diálise com mais eficácia”.

Aprovação - O idoso João Batista da Silva, 70 anos, usuário do Serviço de Hemodiálise do HRPM desde 2023, ressaltou a importância da qualificação dos profissionais. “Eles são muito dedicados, nos tratam muito bem. São qualificados. Me sinto seguro, sobretudo quando venho fazer hemodiálise”, garantiu o aposentado.
De janeiro a julho deste ano, o Setor de Hemodiálise do HRPM contabilizou 3.597 atendimentos.
Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, Bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.
Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPM