Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E SAÚDE

Ananindeua recebe serviços de saúde, lazer e cidadania em mais uma edição do programa 'Por Todas Elas'

A programação desta quinta-feira (4) reuniu centenas de moradores e garantiu mais de 30 tipos de serviços e atendimentos gratuitos a moradores do Conjunto Jaderlândia

Por Matheus Rocha (SEAC)
04/09/2025 14h20
Exames oftalmológicos

Moradoras do Conjunto Jaderlândia, em Ananindeua, viveram uma quinta-feira (4) especial, com a realização de mais uma edição do programa estadual ‘Por Todas Elas’, que retornou ao município com uma nova ação de serviços e atendimentos gratuitos de saúde, lazer e cidadania para a população. A programação foi realizada nas dependências da Paróquia Cristo Peregrino e reuniu centenas de pessoas.

“Estou muito feliz em estar em Ananindeua, cidade em que eu moro, e em um bairro tão simbólico como o Jaderlândia. Feliz em poder estar aqui em mais esta ação de cidadania, que cuida e aproxima o Governo do Estado de cada pessoa e das família de Ananindeua", destacou o governador do Pará, Helder Barbalho, durante a programação.

A vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, coordenadora e idealizadora do ‘Por Todas Elas’, destacou a importância de seguir levando serviços essenciais para próximo dos moradores.

“O 'Por todas Elas' é isso, acolhimento e cuidado, o olhar para o futuro, junto com as mulheres. Hoje é uma das maiores ações, com muitos atendimentos importantes para melhorar a qualidade de vida das nossas mulheres”, declarou Hana.

Atendimentos de qualidade - Mais de 30 serviços foram disponibilizados por meio de órgãos estaduais e parceiros, como emissão de documentos, atendimentos médicos e odontológicos, exames oftalmológicos e escolha de armações para óculos de grau, serviços de estética, atividades recreativas para crianças, atrações culturais, sorteios de prêmios, entregas de benefícios do programa Credcidadão, orientações do programa Sua Casa, saúde para animais domésticos, entre outros. 

O público feminino também pôde contar com a estrutura das Carretas da Mulher, unidades móveis equipadas para realização de exames e consultas especializadas, como atendimento em mastologia, exames de ultrassonografia com laudo entregue na hora — incluindo mama, tireoide, axila, abdome total, vias urinárias e transvaginal —, além de mamografias e exame preventivo do câncer do colo do útero (PCCU).

A moradora Juliana Nazaré compareceu à ação para cuidar da saúde ocular. “O atendimento foi maravilhoso. Foi uma ótima oportunidade para mim e para toda a vizinhança. Eu estou com alguns problemas de vista e não tenho condição financeira de comprar óculos. Espero que o Governo continue trazendo melhorias para a nossa comunidade”, declarou Juliana. 

As amigas Tatiana Paixão e Joyce Damasceno também aproveitaram a quinta-feira e, juntas, foram em busca de atendimentos de saúde. “Uma ação como essa é muito importante, porque a nossa comunidade é carente. É difícil encontrar atendimentos de maneira fácil como estamos tendo aqui. Há 3 anos precisava trocar meus óculos e hoje, graças a essa ação, eu consegui.” contou Tatiana.

“Os atendimentos que tivemos aqui foram ótimos e rápidos. O Governo do Estado está de parabéns, porque está atento às nossas necessidades e atendendo ao povo do nosso bairro”, concluiu Joyce.

Por Todas Elas - Criado em 2024, o programa estadual “Por Todas Elas” é uma iniciativa do Governo do Pará, que visa garantir serviços essenciais, além de fomentar os debates sobre a importância da participação feminina na política como protagonistas na construção de direitos. 

O programa percorre municípios de todas as regiões do Estado, levando orientações e serviços de saúde, lazer e cidadania para as mulheres paraenses, já tendo garantido, desde sua criação, mais de 160 mil atendimentos. Somente em 2025, 21 edições do programa já foram realizadas na Grande Belém e no interior do Estado. 

“O Governo do Estado segue próximo às comunidades, desburocratizando o acesso a serviços e atendimentos essenciais. Esse é um momento super importante, pois estamos avançando com este projeto, que já passou por várias regiões do Estado. Um sucesso total de cidadania e serviços para a comunidade”, afirmou a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.