Regional do Leste promove ação de combate ao tabagismo
Atividade, realizada na recepção da unidade, envolveu usuários e acompanhantes

Nesta quarta-feira (3), o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, promoveu, para usuários e acompanhantes, atividade de educação em saúde com foco no combate ao tabagismo. A ação, que ocorreu na recepção central da unidade, foi conduzida pela Comissão de Humanização (CH), reforçando o compromisso do hospital com a promoção da saúde e a conscientização da comunidade.
A técnica de Segurança do Trabalho, Luciana Vieira, que atuou como uma das facilitadoras da ação, destacou que a campanha tem como objetivo estimular a reflexão e a conscientização sobre os impactos negativos do tabagismo na saúde individual e coletiva.
“O intuito foi alertar sobre os malefícios do cigarro e apresentar estratégias de substituições inteligentes, que podem ajudar na redução e controle desse vício tão nocivo à sociedade”, explicou.
A auxiliar de Recursos Humanos do Regional do Leste, Ádria Maria, avaliou a campanha de combate ao tabagismo como uma iniciativa muito proveitosa e ressaltou a importância de ações voltadas para a conscientização sobre o tema. Segundo ela, os usuários relataram a dificuldade em abandonar o vício, mas consideraram o calendário e as trocas inteligentes como boas estratégias a serem aplicadas ao longo do mês. “Espero que tenhamos impactado a vida dos nossos usuários”, afirmou.
“Conheci a campanha através da divulgação. Eu tenho alguns parentes fumantes, o que é muito difícil, porque prejudica a saúde deles, como a nossa também. Eu fumava antes e parei pelas minhas filhas e hoje repasso para elas sobre o mal que esse vício faz. Essas campanhas são muito importantes, pois, através delas, é possível influenciar as pessoas para adoção de hábitos mais saudáveis”, disse a vendedora Eliene de Jesus Oliveira, de 40 anos, que estava no HRPL para uma consulta com o ginecologista.
A enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Rafaela Cecília Sodré, enfatiza que a informação pode salvar vidas e combater o tabagismo é fundamental para construir uma sociedade mais consciente, saudável e responsável. Entre as sugestões para combater a vontade de fumar, a profissional destacou: manter mãos e bocas ocupadas; comer frutas; usar chicletes ou balas sem açúcar; consumir bebidas geladas; mastigar palitos de cenoura e/ou aipo, que também ajuda a aliviar a fissura; praticar atividades físicas; ter hobbies e atividade como ler, ouvir música e pintar.
Campanha - Neste ano, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado anualmente em agosto, foi conduzido pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e Ministério da Saúde e teve como tema “Cuidado integral no controle do tabagismo”. O objetivo é reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos à saúde, sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo consumo de produtos derivados de tabaco.
O tabagismo é uma grave ameaça à saúde global, matando mais de oito milhões de pessoas por ano, 1,3 milhão devido ao tabagismo passivo. A fumaça do tabaco contém mais de sete mil compostos e substâncias químicas e estudos indicam que, no mínimo, 69 destes provocam câncer (INCA, 2024).
Serviço:
O Hospital Regional Público do Leste integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob administração do Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Endereço: Rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, Paragominas. Informações: 0800 580 3291.
Texto: Pedro Amorim