Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS
English Version

Vice-governadora Hana Ghassan visita obra de macrodrenagem do Canal Nina Ribeiro, em Belém

Os serviços garantem a melhoria da condição de escoamento da água, diminuindo alagamentos e proporcionando o avanço da qualidade de vida da população

Por Gustavo Pêna (SEOP)
04/09/2025 19h26

A vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, realizou, na tarde desta quinta-feira (4), uma visita à obra de macrodrenagem do Canal Nina Ribeiro, no bairro de Canudos, em Belém. O local faz conexão com o Canal da Gentil, entregue em agosto deste ano, fruto dos investimentos decorrentes da COP30 na capital paraense. Os serviços garantem a melhoria da condição de escoamento da água, diminuindo alagamentos e proporcionando o avanço da qualidade de vida da população.

“Estive acompanhando as obras do Canal Nina Ribeiro. Na próxima semana, inicia a pavimentação asfáltica para que a gente possa concluir os serviços e já entregar à população. E vamos seguir avançando para mais um trecho. São obras que transformam a qualidade de vida das pessoas, pois acabam com os alagamentos. Além disso, envolvem drenagem, esgoto, abastecimento de água, retificação do canal, uma nova urbanização como foi feito no Canal da Gentil”, disse a vice-governadora Hana Ghassan.

O Canal Nina Ribeiro faz parte da macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que beneficia mais de 300 mil pessoas em Belém. Os trabalhos são executadas através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) 

No trecho entre o Canal da Gentil e a Rua Dr. Américo Santa Rosa os serviços executados alcançam 90% de conclusão. A obra se estenderá até a Rua Silva Rosado, que representa a segunda parte do projeto.

Investimentos históricos – Desde 2019, o Governo do Pará já investiu na requalificação de 18 canais em Belém, dos quais 13 são considerados legados da COP30.

Este ano, o Governo entregou canais da Mundurucus, Timbó, Vileta, Leal Martins, Cipriano Santos e Gentil. Todos fazem parte da Bacia do Tucunduba. 

As ações fazem parte do maior programa de macrodrenagem da história de Belém, com intervenções também nas bacias do Murutucu, Tamandaré e Una, beneficiando mais de 500 mil pessoas com infraestrutura urbana e prevenção de alagamentos, essenciais para a melhoria da qualidade de vida da população.