Governo do Pará recebe exposição de arte japonesa em celebração aos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão
Mostra de Netsuke contemporâneo fica aberta ao público até 2 de outubro, na Galeria Fidanza, com obras esculpidas em madeira e espaços interativos

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com o Consulado do Japão e a Fundação Japão, promove a exposição “Netsuke Contemporâneo – Esculpidos em Madeira”, na Galeria Fidanza, no Museu de Arte Sacra, em Belém. A mostra, que celebra os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão, reúne 63 peças de netsuke – pequenos prendedores de objetos usados tradicionalmente no vestuário japonês – agora transformados em expressões artísticas esculpidas em madeira.
Com visitação gratuita até o dia 2 de outubro, a exposição permite ao público não apenas observar, mas interagir com parte das obras. Algumas peças podem ser manuseadas, proporcionando uma experiência sensorial que valoriza a textura da madeira e as marcas do tempo, elementos valorizados na estética tradicional japonesa.

Resgate histórico e conexão cultural
Originário do período Edo (1603–1868), o netsuke era um acessório funcional utilizado para prender pequenos objetos, como porta-fumos, aos quimonos. Com a ocidentalização do vestuário japonês, perdeu sua função utilitária, mas se consolidou como objeto de arte e colecionismo, preservando a riqueza cultural e a habilidade artesanal do Japão.
Para o cônsul principal do Japão em Belém, Tomoio Sakamoto, a realização da mostra em solo paraense tem grande relevância simbólica.

“A realização desta exposição em Belém é extremamente significativa, especialmente neste ano em que celebramos os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão. As obras apresentadas fazem parte do nosso patrimônio cultural e trazê-las ao Pará reforça esse laço histórico. Além disso, a comunidade japonesa no Estado é a terceira maior do país, e eventos como este fortalecem essa ponte de conexão entre brasileiros e japoneses”, afirmou o cônsul.
Espaço de diálogo entre culturas
A titular da Secult, Ursula Vidal, destacou que a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Pará com a valorização das trocas culturais e diplomáticas.

“Temos relações culturais e diplomáticas muito profundas com o Japão, e os espaços culturais da Secult estão sempre abertos de maneira generosa para eventos que fortalecem essa presença e essa herança no Pará. Esta exposição, além de apresentar a delicadeza das manualidades japonesas, carrega também um componente histórico que narra modos de vida, territórios e tradições. É uma honra para nós recebermos esta mostra, fruto da parceria com o Consulado do Japão, e reafirmamos que nossas portas estarão sempre abertas para iniciativas que estreitem os laços culturais, diplomáticos e afetivos entre Brasil e Japão”, afirmou.
Impressões do público
Visitantes que passaram pela Galeria Fidanza destacaram a beleza e riqueza das peças. O engenheiro Olavo Kondo foi um dos que se encantaram com a mostra.
“Vim por meio do consulado japonês e mesmo sem saber muitos detalhes primeiramente, afirmo que fiquei impressionado com a riqueza de detalhes apresentados em cada escultura. Vale a pena conhecer”, comentou.
Serviço
Exposição “Netsuke Contemporâneo – Esculpidos em Madeira”
📍 Galeria Fidanza – Museu de Arte Sacra do Pará (Rua Siqueira Mendes, 276 – Cidade Velha, Belém)
📅 Até 2 de outubro
🕐 Terça a quinta-feira, das 9h às 14h | Sexta a domingo, das 9h às 17h
💡 Entrada gratuita
Texto: Painah Silva (Ascom Secult)