Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Desfile Cívico-Militar reúne 20 mil pessoas em Belém pelos 203 anos da Independência do Brasil

Programação contou com a presença do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan e de autoridades civis e militares

Por Governo do Pará (SECOM)
07/09/2025 13h56

A avenida Presidente Vargas, em Belém, recebeu na manhã deste domingo (7) cerca de 20 mil pessoas para acompanhar o Desfile Cívico-Militar em celebração aos 203 anos da Independência do Brasil. O evento foi coordenado pelo Governo do Pará, em parceria com o Exército Brasileiro, e reuniu autoridades civis e militares, entre elas o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan.

Durante a solenidade, o governador Helder Barbalho destacou a importância da data e a participação da população.

“Em Belém, hoje 20 mil pessoas estiveram acompanhando este desfile, assim como cerca de 7 mil militares e civis desfilaram para comemorar este momento que fortalece a soberania do Brasil, a união em torno de um país capaz de servir à sua nação, servir aos brasileiros e cuidar de nossa população a partir de instituições fortalecidas, da democracia plena e de garantias de uma sociedade livre. Parabéns às Forças Armadas do Brasil, às Forças de Segurança do Estado do Pará e a todos os que participaram. Viva o Brasil, viva a soberania brasileira”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

A vice-governadora Hana Ghassan também acompanhou a programação, reforçando o compromisso do Governo do Estado em valorizar a integração entre instituições civis e militares, em celebração à democracia e à cidadania.

O comandante do Comando Militar do Norte (CMN), general José Ricardo Vendramin, ressaltou a integração do evento e sua importância estratégica.

“Essa é uma integração perfeita, com um público estimado em mais de 20 mil pessoas presentes. Foi um dia de grande alegria, e também um treinamento para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Toda essa movimentação de militares e civis nas ruas de Belém, organizada da forma como ocorreu, mostra que estamos no caminho certo, nos preparando adequadamente para a COP 30 neste ano”, disse o general.

Destaques das forças de segurança e instituições

O desfile contou com a participação de militares das Forças Armadas, do Sistema Estadual de Segurança Pública e de instituições municipais e da sociedade civil. Confira alguns destaques:

Polícia Militar do Pará: 544 integrantes, 80 alunos do Programa de Supervisão Militar Educacional, 35 viaturas, 12 diciclos, além do grupamento motorizado, cavalaria e a banda de música.

Corpo de Bombeiros Militar do Pará: 302 militares em cinco pelotões, representando salvamento, combate a incêndio, defesa civil e guarda-vidas, além de 10 viaturas.

Polícia Civil do Pará: participação com 10 viaturas, incluindo blindado e veículo da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap): 100 operadores e 10 viaturas, representando os grupos GAP, Cope e GBR.

Polícia Científica do Pará: 60 servidores e 12 viaturas.

Marinha do Brasil: 610 militares, Estado-Maior, quatro companhias, banda de música e equipamentos de fiscalização aquaviária e operações ribeirinhas.

Exército Brasileiro: 970 militares, 450 alunos do Colégio Militar de Belém, 14 viaturas, motocicletas de combate, obuseiro, morteiro pesado, blindados Guarani e embarcação de combate Guardian.

Força Aérea Brasileira: 330 militares, nove organizações militares e dois esquadrões aéreos de defesa, transporte, busca e salvamento, patrulha marítima e evacuação aeromédica.

Guarda Municipal de Belém: 190 agentes, nove viaturas e 40 motocicletas.

Também participaram instituições como a Polícia Rodoviária Federal, Defensoria Pública, Detran, Cruz Vermelha, Igreja Assembleia de Deus, Movimento Bandeirante, grupos escolares e de motociclistas.

Segurança e organização

O esquema de segurança foi coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com apoio de órgãos municipais. A operação incluiu interdição de vias, ordenamento do trânsito e monitoramento pelo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, garantindo tranquilidade durante todo o evento.