Governo apresenta plano de segurança para o Sairé 2025, em Alter do Chão
O grande evento cultural ocorrerá de 18 a 22 de setembro. A expectativa é ultrapassar 250 mil participantes, que contarão com mais de 800 agentes nas ações de segurança e fiscalização.

O Governo do Pará, por meio da Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas, detalhou nesta segunda-feira (8) o esquema de segurança que será executado durante o Sairé 2025, uma das maiores manifestações culturais do Estado, que ocorrerá de 18 a 22 de setembro, em Alter do Chão, distrito de Santarém, oeste paraense. As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa.
O anúncio contou com a presença do coronel Tarcísio, comandante do CPR I; do tenente-coronel Joselde, comandante do 3º Batalhão; tenente-coronel Carvalho, comandante do 35º Batalhão, e do coronel Piquet, do Corpo de Bombeiros Militar, além de representantes da Marinha do Brasil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Departamento de Trânsito (Detran), Defesa Civil e Secretaria Municipal de Trânsito.

Efetivo - Durante os cinco dias de festa, mais de 800 agentes de segurança e fiscalização atuarão em Alter do Chão, em esquema de plantão contínuo - de manhã, à tarde e à noite. Somente a Polícia Militar mobilizará cerca de 600 policiais, distribuídos em rondas ostensivas e pontos estratégicos.
A Polícia Civil terá base e plantão no distrito, reforçando o atendimento imediato às ocorrências. Já o Detran instalará uma barreira 24 horas, garantindo fiscalização permanente no trânsito. A Marinha do Brasil ficará responsável pela inspeção de embarcações, assegurando a navegação segura durante o evento.
O secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, Nélio Aguiar, destacou que o planejamento integrado garante tranquilidade para moradores e visitantes. “O Sairé é a alma da nossa cultura, e o Governo do Pará está empenhado em garantir uma festa segura. Com o trabalho dos órgãos de segurança e a colaboração da população, vamos viver dias de alegria e celebração em Alter do Chão sem preocupações”, afirmou.

O coronel Tarcísio reforçou o empenho das forças policiais, informando que “nosso efetivo estará de prontidão durante todo o evento, com reforço de policiamento em pontos estratégicos e ações ostensivas, para garantir que a população possa aproveitar a festa com tranquilidade”.
“Teremos base e plantão permanente em Alter do Chão, assegurando resposta rápida às demandas e mais segurança para todos os participantes do Sairé”, reforçou o delegado Kleidson Castro, da Polícia Civil.
Com esse esquema, o Governo do Pará reafirma o compromisso de promover um Sairé 2025 seguro e organizado, valorizando a tradição cultural da Amazônia e garantindo tranquilidade aos mais de 100 mil visitantes esperados no grande evento.