Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTES E OPORTUNIDADES
English Version

Em Marabá, Semear incentiva oficinas de artes visuais para pessoas com autismo

Inscrições são gratuitas e online e começam nesta terça-feira (9), e os cursos integram o 'Círio Iluminado', projeto com incentivo da Fundação Cultural do Pará

Por Aycha Nunes (FCP)
09/09/2025 09h36

Começam nesta terça-feira (9) as inscrições gratuitas para as oficinas de artes visuais que vão ocorrer, nos dias 18, 23 e 25 de setembro e de 1º a 3 de outubro, em Marabá, no sudeste do Pará. Para participar é preciso preencher formulário eletrônico disponível. O público alvo é pessoas no espectro autista e seus acompanhantes.  

As oficinas criativas de pintura integram a programação do Círio Iluminado, projeto realizado com incentivo da Fundação Cultural do Pará, por meio do Programa Semear. “O Semear é uma das principais políticas públicas de incentivo à cultura no Pará, sendo responsável por financiar projetos artísticos, culturais e de pesquisa em todo o Estado e que a cada ano cresce mais", enfatiza o presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda.

Presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda, destaca importância da Lei Semear para o fomento das artes

Thiago Miranda informa, ainda, que "em 2021, o limite era de R$ 5 milhões. Agora, em 2025, esse valor saltou para R$ 25 milhões, consolidando o compromisso do estado com o fomento à produção cultural paraense”.

As aulas ocorrerão na Associação dos Autistas de Marabá - instituto (AMA). Além das oficinas haverá exposição das obras produzidas no Partage Shopping Marabá e a instalação de locais de acolhimento para pessoas com deficiência (PCD) e acompanhantes para acompanhar os festejos.

"Ao final da oficina, as telas produzidas seguirão para a praça de eventos do Partage Shopping Marabá, onde passam a integrar uma exposição pública sobre o olhar da pessoa autista sobre os símbolos do Círio. Vai ser um resultado bem interessante, com certeza”, garante o diretor do projeto, Ruan Matheus.

Inclusão -  O projeto de inclusão se integra ao festejo religioso, que atrai cerca de 300 mil fiéis à cidade e busca investir na arte como ferramenta para trazer os que ficam à margem desses eventos ao palco de protagonismo e pertencimento de uma cultura rica em história e costumes locais. Utilizando da  pintura como linguagem e meio de expressão não verbal,integrando cultura, fé e inclusão nas oficinas realizadas.

As iniciativas do projeto traz a acessibilidade para dentro do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá, com a instalação de um camarote de acessibilidade para até 20 pessoas PCDs e seus acompanhantes. De acordo com os organizadores, o projeto compartilha o desejo pela participação de todos com mais respeito, dignidade e equidade.

Serviço:

Oficinas de Artes Visuais para pessoas com deficiência 

Inscrições gratuitas: de 9 a 15 de setembro

Presencialmente na sede da AMA ou por meio do link, acesse aqui

Período das aulas: 18, 23 e 25 de setembro; de 1 a 3 de outubro

Local: Associação dos Autistas de Marabá – AMA (Av. Antônio Vilhena, 192, Bairro Laranjeira) e Partage Shopping Marabá.