Santa Casa dá início à implantação de sistema de rastreamento do leite humano doado para a instituição
Procedimento colocará fim ao registro manual em planilhas e formulários impressos, garantindo mais precisão da informações, além de economia de tempo e de recursos

Desenvolvido em parceria pelo Banco de Leite Humano (BLH) e Gerência de Informática da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), o Sistema WEB/APP será usado pelos integrantes do projeto Bombeiros da Vida nas etapas que vão do cadastro de doadoras à realização das rotas de coleta; e pelo BLH da Santa Casa em todas as fases de manuseio do leite captado.
“São informações necessárias sobre as doadoras de leite e seu controle clínico, sobre o resultado das análises e processos realizados com os leites doados, incluindo dados do processamento, do controle de qualidade e da classificação do produto final para escolha do alimento mais adequado para atender as necessidades nutricionais do bebê internado”, resume a nutricionista Vanda Marvão, responsável técnica do BLH da Santa Casa.
O sistema será acessado e alimentado por aproximadamente 65 profissionais; 50 do banco de leite, entre nutricionistas, equipe de enfermagem, equipe do laboratório, agentes de artes práticas e administrativos; além da equipe do Projeto Bombeiros da Vida, incluindo os militares e voluntários civis.

Gerente de sistemas da Santa Casa, Victória Valente ressalta alguns dos desafios do desenvolvimento do sistema, que precisou se adequar à complexidade e às necessidades específicas do Banco de Leite, que não conseguiram ser atendidas em sua totalidade nem pelo sistema dos prontuários eletrônicos usados pelo hospital, nem por outros sistemas.
“Com o amadurecimento tanto da equipe do Banco de Leite em relação aos seus processos, quanto da área de TI, em termos de conhecimento técnico e recursos, desenvolvemos um sistema para contemplar todas as etapas do fluxo e atender de forma integral às demandas. O principal desafio foi construir uma solução que conseguisse abranger desde a coleta até a entrega, garantindo rastreabilidade, segurança dos dados e integração eficiente com as rotinas já consolidadas”, afirma.
A implantação do sistema colocará fim ao registro manual em planilhas e formulários impressos, garantindo mais precisão das informações, além de economia de tempo e de recursos usados em impressões, como tinta e papel.
“A recepção tem sido bastante positiva. As equipes reconhecem que a informatização é um passo fundamental para modernizar os serviços, reduzir burocracias e garantir maior sustentabilidade dentro da política do hospital 'sem papel'. A expectativa é de que o sistema se torne uma referência para outros bancos de leite da região e até do Brasil”, afirma Vanda Marvão.

Atualmente, o sistema encontra-se na fase final de treinamentos e ajustes operacionais. A previsão é que esteja em uso efetivo e totalmente integrado às rotinas do Banco de Leite até o final de setembro.
Banco de Leite - Criado em 1987, o Banco de Leite Humano da Santa Casa do Pará atua na promoção e apoio ao aleitamento materno, coleta, processamento e distribuição de leite humano para recém-nascidos prematuros e de baixo peso que precisam de um alimento seguro e rico em nutrientes para seu desenvolvimento. Até julho deste ano, foram coletados mais de 1 mil e 600 litros de leite humano, em média 234 litros por mês.