Cine Líbero Luxardo apresenta programação diversificada de 11 a 17 de setembro
Com Mostra de Cinema Espanhol, pré-estreias especiais e sessões de debates com personalidades importantes, a programação promete agradar diversos públicos

O Cine Líbero Luxardo, em Belém, inicia sua nova programação nesta quinta-feira (11), às 16h, com uma seleção diversificada de filmes que prometem agradar a todos os gostos. O cinema recebe uma Mostra de Cinema Espanhol; a estreia do documentário “3 Obás de Xangô”; a pré-estreia de “Malês”, filme protagonizado por Camila e Antônio Pitanga; e uma sessão especial com debate após a exibição de “Boiuna”, curta paraense destaque no festival de Gramado. A programação pode ser conferida ao fim da matéria.

Entre os destaques, está a estreia do aguardado documentário "3 Obás de Xangô", dirigido por Sérgio Machado, que aborda a amizade entre três ícones da cultura baiana: Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé. O filme é uma homenagem ao trio que, nos anos 1940, ajudou a moldar o imaginário da Bahia e do Brasil com suas obras que mesclam realismo e a vivência das ruas. Narrado pelo ator Lázaro Ramos, "3 Obás de Xangô" foi premiado com o Grande Otelo de Melhor Longa-Metragem Documentário, além de ter sido laureado em festivais como o de Tiradentes e o Festival do Rio.
Outro grande destaque da programação é a pré-estreia de "Malês", filme dirigido por Antônio Pitanga, que chega ao Cine Líbero Luxardo no próximo dia 16, às 19h30, e contará com a presença de Camila e Antônio Pitanga para um debate após a sessão.

O filme narra a jornada de dois jovens muçulmanos sequestrados da África e trazidos para o Brasil como escravizados, sendo separados pelo destino cruel durante a Revolta dos Malês, a maior insurreição de escravizados da história do País. Com um elenco estrelado, composto por nomes como Camila Pitanga, Rocco Pitanga e Patrícia Pillar, o longa já passou por importantes mostras, como o Festival do Rio e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

A programação também inclui a exibição do curta-metragem "Boiuna", grande vencedor no Festival de Cinema de Gramado 2025. O filme, que revisita a lenda da Cobra Grande sob uma perspectiva contemporânea, conquistou três prêmios importantes, incluindo Melhor Direção para Adriana de Faria, Melhor Atriz (dividido entre Naieme e Jhanyffer Santos) e Melhor Fotografia para Thiago Pelaes.
Produzido no Pará e com uma equipe majoritariamente local, "Boiuna" destaca-se pelo seu realismo fantástico, que mistura ancestralidade, resistência e o protagonismo das mulheres amazônidas. O filme foi rodado em locações como Benevides, Benfica e a Ilha do Combu, na Região Metropolitana de Belém.
Além disso, o cinema ainda abre as suas portas para uma Mostra de Cinema Espanhol, de 11 a 15 de setembro, com uma seleção de filmes premiados e aclamados pela crítica europeia. Com sessões sempre às 17h45 (exceto na quinta-feira, 11, quando será a estreia, às 19h20, e contará com a presença do ministro conselheiro da Embaixada da Espanha, e do sábado, 13, que terá exibição às 17h35). Nessa mostra, o público poderá conferir produções como "El 47", de Marcel Barrena, "Vantagens de Viajar de Trem", de Aritz Moreno, e "A Estrela Azul", de Javier Macipe.
"O último azul", dobradinha de sucesso que será exibida durante a programação

Indo para sua terceira semana de exibição, o longa é ambientado em uma cidade industrial da Amazônia e narra a história de Tereza, uma mulher de 77 anos que, após ser forçada a se mudar para uma colônia habitacional para idosos, decide embarcar em uma jornada pelos rios da Amazônia para realizar seu último desejo.
Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, "O Último Azul" combina crítica social, reflexões sobre envelhecimento e elementos fantásticos, reafirmando o estilo provocador de Gabriel Mascavo, já conhecido por filmes como "Boi Neon" e "Divino Amor".
Confira a programação:
11/09 (Quinta-feira)
16h: O ÚLTIMO AZUL
17h45: OBÁS DE XANGÔ
19h20: El 47
12/09 (Sexta-feira)
16h: O ÚLTIMO AZUL
17h45: Ventajas de Viajar en Tren
19h45: 3 OBÁS DE XANGÔ
13/09 (Sábado)
16h: 3 OBÁS DE XANGÔ
17h35: Cerdita
19h30: O ÚLTIMO AZUL
14/09 (Domingo)
16h: O ÚLTIMO AZUL
17h45: En los Márgenes
19h45: 3 OBÁS DE XANGÔ
15/09 (Segunda-feira)
17h45: La Estrella Azul
20h10: 3 OBÁS DE XANGÔ
16/09 (terça-feira)
16h: O ÚLTIMO AZUL
17h45: 3 OBÁS DE XANGÔ
19h30: PRÉ-ESTREIA MALÊS
17/09 (Quarta-feira)
16h: 3 OBÁS DE XANGÔ
17h35: O ÚLTIMO AZUL
19h20: SESSÃO DEBATE BOIUNA
Serviço:
Cine Líbero Luxardo
Local: Avenida Gentil Bittencourt, 650, no bairro de Nazaré, Belém
Inteira: R$ 12 | Meia: R$ 6
Pagamento apenas em dinheiro.
A bilheteria abre uma hora antes das sessões.
Lotação: 98 lugares.
Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas na sala de exibição.
Texto de Maurício Carvalho/ Ascom FCP