Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E CIDADANIA
English Version

Socioeducanda da Fasepa recebe prêmio de honraria acadêmica

A jovem, de 15 anos, foi eleita a melhor aluna de sua turma, destacando-se pelo seu empenho e disciplina nos estudos

Por Governo do Pará (SECOM)
10/09/2025 15h15

Uma socioeducanda da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), atualmente cumprindo medida no Centro de Atendimento de Semiliberdade Feminino (CASF), foi homenageada pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Feliz Luzitânia, em Icoaraci, distrito de Belém, pelo seu alto desempenho acadêmico em sua sala. A jovem, de 15 anos, foi eleita a melhor aluna de sua turma, destacando-se pelo seu empenho e disciplina nos estudos.

A socioeducanda, em regime de semiliberdade na unidade há 2 meses, demonstra resultados expressivos em sua trajetória educacional. O reconhecimento dado pela instituição de ensino reforça algo além de sua dedicação individual, e mostra o trabalho contínuo realizado pela comunidade socioeducativa que promove o incentivo à educação como fator decisivo para alcançar a transformação social e íntegra no processo socioeducativo. 

Para a jovem, a premiação representa uma motivação a mais em sua trajetória. “É gratificante ver o meu esforço ser reconhecido dessa maneira, tenho me dedicado bastante aos estudos e vejo que isso pode mudar a minha vida. A equipe socioeducativa do CASF me ajudou muito, foram eles que me mostraram a importância da educação para o meu futuro”, declarou a socioeducanda.

A conquista mostra que, quando há caminhos de oportunidade e aprendizado, é possível trilhar caminhos para a transformação. A educação se mostra uma grande aliada no processo socioeducativo, demonstrando ser uma ferramenta poderosa que auxilia na busca por uma nova perspectiva de vida. 

A estudante ainda afirma que o hábito da leitura tornou-se uma aliada fundamental nesse processo. “Além dos estudos, consegui encontrar na leitura um refúgio. Não tenho preferência por nenhum gênero específico e, de certa maneira, isso me permite descobrir constantemente novos autores e estilos. Ler tem me ajudado a aprimorar a qualidade do meu estudo e ampliado a minha visão de mundo”, completou a jovem. 

O reconhecimento da socioeducanda pela instituição de ensino vai além de uma conquista pessoal, e revela a importância da parceria entre o sistema de ensino e a socioeducação. Essa integração fortalece a construção de caminhos e mostra como a educação pode ser um instrumento de inclusão e transformação social para os jovens em medida socioeducativa.

Texto: Enzo Brito, estagiário, sob supervisão de Dani Valente (Ascom Fasepa)