Ônibus do BRT Metropolitano vão integrar rota Castanhal a Belém
Sistema de transporte permitirá deslocamento com tarifa única de R$ 4,60 e terminais modernos com serviços à população
O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou nesta quarta-feira (10) que o sistema do BRT Metropolitano vai permitir que moradores de Castanhal se desloquem até Belém pagando uma passagem única, no valor de R$ 4,60. Ele solicitou à Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) um estudo de viabilidade para incluir a cidade, que fica a 67 quilômetros da capital, na operação de transporte integrado.
"Estamos anunciando a participação de Castanhal no sistema BRT Metropolitano, para que os moradores que necessitem se deslocar até Marituba, Ananindeua e Belém, incluindo o Ver-o-Peso, São Brás e a Universidade Federal do Pará (UFPA), estejam integrados ao sistema, que iniciará sua operação a partir de outubro. Estamos facilitando o ir e vir das pessoas e reduzindo o custo", afirmou o governador.

Estrutura - As obras do BRT Metropolitano atingiram os 90% de conclusão, e o sistema deve entrar na fase de operação assistida em outubro. O projeto, um dos principais na área de mobilidade urbana executados pelo Governo do Pará, inclui 13 estações e 13 passarelas ao longo da faixa expressa, no trecho entre o Entroncamento e o município de Marituba.

Os terminais de integração de Ananindeua e Marituba já estão em fase final das obras, e com uma estrutura inédita: os ônibus que chegam e saem não utilizarão o mesmo espaço, garantindo segurança e evitando acidentes — um modelo exclusivo no Brasil. Além disso, cada terminal contará com uma Estação Cidadania, onde os paraenses terão acesso a serviços como emissão de documentos e orientação jurídica. Também haverá ambulatórios, lojas, lanchonetes, banheiros e acessibilidade para pessoas com deficiência.
O sistema beneficiará usuários do transporte coletivo de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará e, também, Castanhal. Serão 265 ônibus novos, sendo 40 elétricos, equipados com ar-condicionado e Wi-Fi. Eles atenderão a linha expressa entre Marituba e São Brás, e as linhas alimentadoras que ligarão bairros aos terminais do BRT Metropolitano. Com o sistema em funcionamento será possível utilizar mais de um ônibus pagando uma única passagem.