Codec retoma diálogo com a prefeitura de Abaetetuba para avançar em plano de trabalho no município
Encontro on-line marcou a retomada das tratativas e abriu caminho para construção de ações conjuntas voltadas à bioeconomia, turismo e fortalecimento da base produtiva local

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) realizou, nesta quinta-feira (11), uma reunião on-line com a prefeitura de Abaetetuba para retomar o diálogo institucional. O encontro marcou o início de uma nova etapa de cooperação, com foco no alinhamento de ações e na construção de um plano de trabalho que responda às prioridades locais e fortaleça a economia do município.
O gerente de Relações Institucionais da Codec, Augusto César Anunciação, destacou que o momento é de reconstrução e alinhamento estratégico: “A ideia, nessa retomada de contato com Abaetetuba, é compreender como está o ambiente de negócios e o trabalho da administração municipal frente às políticas públicas de desenvolvimento econômico, a fim de buscar sintonia e alinhamento com o que a Companhia vem estruturando. Nosso objetivo é identificar pontos de convergência, entender de que forma o Estado, através da Codec, pode contribuir e agregar valor às iniciativas já em andamento pela prefeitura, ampliando o radar das ações conjuntas e fortalecendo a economia local.”
Já a diretora da Casa do Empreendedor e do Departamento de Turismo de Abaetetuba, Néia Nery, reforçou a relevância da escuta ativa e da valorização da base produtiva. “Sempre buscamos olhar para o empreendedor, o agricultor familiar e o pequeno produtor, que são a base econômica de Abaetetuba. O miriti, a pesca e a farinha sustentam a nossa tradição produtiva, ao lado do turismo comunitário e da bioeconomia, que já despontam como eixos estratégicos. Retomar essa parceria com a Codec é fundamental para transformar esse potencial em resultados concretos”, observou.

O encontro também destacou iniciativas recentes do município, como o fortalecimento do turismo de base comunitária, com a criação de novas trilhas em áreas quilombolas e ribeirinhas, além da inauguração da Trilha da Gigante, a segunda maior do Pará. Outro ponto de avanço é a construção do Plano Municipal de Turismo, em parceria com o Sebrae, dentro do programa Cidade Empreendedora.
A Codec avaliará as condições do município que permitam avançar em áreas estratégicas ligadas à bioeconomia, à agricultura familiar e ao turismo sustentável. A partir dessa retomada, será elaborado um plano de trabalho em conjunto com a prefeitura e parceiros locais, que deve ser apresentado na próxima reunião, com a participação de associações comerciais, cooperativas, sindicatos e instituições de apoio técnico.