Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Escola estadual no Telégrafo promove acesso à cultura e protagonismo estudantil

Aulas de fanfarra, violão, teclado, trompete, sax e canto, do projeto ‘Conhecendo a Música Instrumental Paraense’, envolvem alunos da Escola Santo Afonso

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
12/09/2025 10h26
Estudantes em ensaio do projeto “Conhecendo a Música Instrumental Paraense” na Escola Santo Afonso no Telégrafo

Para democratizar o acesso à cultura e promover o protagonismo estudantil, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Afonso, no bairro do Telégrafo, em Belém, criou o projeto “Conhecendo a Música Instrumental Paraense”. A iniciativa une educação e arte e faz diferença na vida da comunidade escolar. 

Com instrumentos comprados com recursos do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), o projeto retoma as atividades neste segundo semestre letivo com aulas sobre os fundamentos da música instrumental, seus elementos e relevância cultural, trabalhados dentro da disciplina de Arte.

Banda da Escola Santo Afonso vai se apresentar ao lado dos Mestres da Guitarrada e da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz

No componente curricular de Estudos Amazônicos, o aprendizado é sobre o papel da música instrumental na formação da identidade cultural paraense. Dentro do projeto também foi criada a Banda Escolar Santo Afonso, espaço em que os estudantes vivenciam a prática musical e desenvolvem novas habilidades artísticas.

Coordenado pelo diretor da escola, Máximo Rogério Passos, o projeto retomou as atividades após uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult). “A ideia é fazer com que os alunos tenham contato com esse tipo de música instrumental, que muitas vezes não é do cotidiano deles, eles estão acostumados a escutar música comercial e, quanto mais contato eles tiverem com culturas diferentes, com experiências artísticas diferentes, mais enriquecido vai ficar o currículo deles e a capacidade deles de se desenvolver".

"Em agosto a gente participou de um show da Amazônia Jazz Band, uma parceria com a Secretaria de Cultura, e foi um grande evento aqui na escola. Os alunos se interessaram ainda mais e o projeto retomou as inscrições para as aulas de música”, contou o diretor da escola, Máximo Rogério Passos.

O gestor destacou a importância do Prodep para o projeto e demais atividades pedagógicas da Escola Estadual Santo Afonso. “Nós estamos retomando a banda porque nós já temos todos instrumentos percussivos, de sopro que estavam parados, mas não conseguíamos fazer manutenção e agora com a verba do Prodep, a gente consegue fazer isso. Então, o Prodep nos dá subsídio para que possamos comprar elementos que faltam como baqueta, pele (conhecido como drumhead), e reestruturar a nossa banda", destacou o diretor Máximo.

Diretor da Escola Estadual Santo Afonso, e idealizador do projeto de Música, professor Máximo Rogério Passos

O diretor escolar acrescentou: "A importância desse programa é gigantesca porque foi um dos maiores avanços que nós tivemos na educação paraense nos últimos tempos. Hoje o gestor consegue dialogar com a comunidade e investir naquilo que é a real necessidade da comunidade. Antigamente tínhamos os investimentos da Seduc, mas de maneira geral para todo o estado e agora com o Prodep a gente pode investir exatamente naquilo que a comunidade escolar avaliou, orçou e depois pode gerir esse recurso para que aconteça”.

Para o estudante Adriel Percilio, do 6º ano do ensino fundamental, o projeto tem despertado um novo olhar para a música, assim como novos aprendizados. “É bom e é uma honra participar desse projeto. Já aprendi muitas coisas com o diretor, coisas que eu não sabia, como, por exemplo, tocar os instrumentos na banda de fanfarra. As melhorias aqui na escola junto com as aulas de música, têm me dado mais vontade de vir, de estudar”, comentou.

Alunos aprendem a tocar músicas de fanfarra na escola que fica na rodovia Arthur Bernardes, nº 459, no Telégrafo, em Belém

O estudante Samuel Gemaque, também do 6º ano do ensino fundamental, compartilhou a experiência de participar da iniciativa. “Eu acho bem legal que todo mundo aprende e a gente também se diverte aqui, a gente aprende muito com o diretor”, disse.

Próximas apresentações - Com o sucesso do projeto, a banda da Escola Estadual Santo Afonso terá a oportunidade de participar de três apresentações inéditas e abertas ao público nos próximos meses: Mestres da Guitarrada, em setembro, e Orquestra do Theatro da Paz, em novembro.

Prodep - O Programa Dinheiro na Escola Paraense é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Seduc, que potencializa e concede autonomia para o desenvolvimento de ações nas escolas. Com o programa, a gestão escolar, em parceria ativa com o Conselho Escolar, passa a ter maior autonomia e protagonismo para gerir os recursos na execução de demandas prioritárias e do cotidiano, permitindo um reforço significativo no processo de ensino-aprendizagem.

Desde 2023, o Governo do Pará vem transformando a realidade das escolas públicas por meio do Prodep. Já foram repassados mais de R$ 140 milhões para unidades em todo o Estado, melhorando o ambiente de aprendizagem e valorizando a participação de todos na construção de uma educação pública de qualidade. Com o novo repasse, o Estado atinge a marca de R$ 190 milhões.