Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SETEMBRO AMARELO
English Version

Hospital Metropolitano promove ação lúdica para pacientes da pediatria

A campanha dedicada à prevenção ao suicídio e à valorização da vida foi abordada com brincadeiras e diálogo

Por Governo do Pará (SECOM)
12/09/2025 18h39

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), promoveu na quinta-feira (11) uma atividade alusiva ao “Setembro Amarelo”, destinada a pacientes da pediatria. A iniciativa foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e conduzida pela equipe de Psicologia, que apresentou a dinâmica “Emocionômetro”, abordando de forma lúdica o reconhecimento e a expressão das emoções pelas crianças.

As brincadeiras ajudam as crianças a lidar com as emoções

Milena Alves, residente de Psicologia, informou que o objetivo foi promover um diálogo sobre o "Setembro Amarelo" com as crianças. “Queríamos mostrar que elas sentirão muitas coisas, e que é importante conseguirem nomear essas emoções e saber formas de lidar com elas, além de oferecer o apoio da Psicologia Hospitalar nesses momentos”, explicou.

O psicólogo Luiz Chachar acrescentou que a ação permitiu trabalhar a inteligência emocional e ensinar às crianças como lidar melhor com suas emoções. “Muitas vezes percebemos que as crianças não conseguem ter esse discernimento, falar sobre o que sentem e como estão se sentindo. Nós, psicólogos, somos uma ponte para identificar esses sentimentos, validá-los e repassá-los para a equipe durante o atendimento”, ressaltou.

Aprovação - Keane Silva Mãe, 35 anos, é mãe de Wallace Silva, 5 anos, que está internado no HMUE há três dias. Segundo ela, o menino “gostou muito. Ficou animado e brincou bastante com as outras crianças. As brincadeiras fazem muito bem para ele e também para os demais que estão internados. O Hospital está de parabéns pela iniciativa”, disse Keane, moradora do município de Tomé-Açu, no nordeste paraense.

Raimunda Lima, 57 anos, também expressou sua alegria ao ver seu neto, Max Fayad Lima, 12 anos, envolvido na brincadeira. “Muito boa a ação! Sempre que tem essas atividades ele participa. Ele fica um pouco ansioso querendo ir para casa, mas essas atividades ajudam a distrair bastante, e trazem alegria para as crianças que estão internadas”, contou a moradora de Breves, município do Arquipélago do Marajó.

O "Setembro Amarelo" é uma campanha dedicada à prevenção ao suicídio e à valorização da vida. A data central é 10 de Setembro, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio. O movimento busca quebrar o silêncio, reduzir o estigma e incentivar a busca por apoio, mostrando que falar pode salvar vidas.

Estrutura – Gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HMUE dispõe de leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica (exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras) e leitos de UTI.

Somente em 2024, mais de 600 mil atendimentos – entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais – foram oferecidos a pacientes da Região Metropolitana de Belém e de outros municípios do Pará.

Texto: Pedro Amorim, com informações de Vera Rojas - Ascom/HMUE