Fé, tradição e agradecimentos marcam o 328º Círio em Vigia de Nazaré
Milhares de devotos foram às ruas estreitas da histórica cidade do nordeste paraense mostrar toda a devoção à Nossa Senhora de Nazaré
A fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré tomaram conta das ruas estreitas e históricas de Vigia de Nazaré, município do nordeste paraense, a cerca de 100 quilômetros de Belém. Neste domingo (14), devotos vivenciaram a 328ª edição do Círio, o mais antigo realizado no Pará. Milhares de pessoas participaram da romaria, que saiu da Paróquia de São Sebastião e seguiu em direção à Igreja Matriz Madre de Deus, que foi entregue pelo Governo do Pará em dezembro do ano passado, totalmente restaurada e revitalizada.

O governador Helder Barbalho participou do evento religioso. Para ele, "é um privilégio estar nas ruas de Vigia de Nazaré neste domingo, para junto com os devotos de Maria agradecer à Ela e pedir que continue abençoando todos os lares desta cidade, a todas as famílias, e abençoando o Estado do Pará, como Rainha da Amazônia, fazendo com que todos nós cristãos, devotos de Maria, possamos ter suas bênçãos, termos paz, felicidade, saúde, fraternidade e união entre todos".
Também presente à Festividade, a vice-governadora Hana Ghassan ressaltou a importância histórica da romaria, que expressa a fé do povo paraense. "Aqui é um dos mais tradicionais círios da história do Pará, e é muito bom a gente poder estar fazendo parte, poder viver esse momento. Quero desejar a todos os lares de Vigia muita paz, união e saúde, e que a gente possa, unidos, crescer cada vez mais na fé de Maria", declarou Hana Ghassan.

O Círio de Nazaré em Vigia tem características semelhantes ao de Belém, como a corda dos promesseiros que puxa a berlinda com a Imagem de Maria. Ao longo do trajeto, a Virgem de Nazaré é homenageada com queima de fogos, chuva de papel picado e pequenos altares montados em frente às casas pelos moradores.
Solidariedade e fraternidade - O guarda de Nazaré Sandro Farias atua como voluntário no Círio há 27 anos. Antes da procissão, ajudou a distribuir mingau e café aos demais guardas e também aos promesseiros da corda. Emocionado, disse que "é um amor que vem lá de cima, que só nós sabemos o quanto fortalece cada dia mais a gente".
O motorista Paulo Augusto Rodrigues foi um dos promesseiros da corda. Há 38 anos, essa é a forma de agradecer à Virgem de Nazaré pela saúde de sua mãe. "A minha mãe ficou um tempo sem andar. Eu fiz a promessa para Nossa Senhora que se ela voltasse a andar de novo eu estaria aqui para agradecer", contou.

"A fé é muito forte, e cada ano se fortalece ainda mais. É uma coisa inexplicável. A fé que a nossa família tem, e que eu tenho, é muito grande. Eu peço muito para que Deus dê um mundo melhor para a gente, para os meus filhos", completou o devoto.
Em 2025, a Festividade do Círio em Vigia de Nazaré tem como tema "Com Maria, somos peregrinos de esperança", e prossegue até 29 de setembro, com celebração de missas, programação cultural e outras romarias, incluindo a da Juventude, no dia 19, e o Círio das Crianças, no dia 21.