Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ILUSTRAÇÃO
English Version

Projeto do curso de Design, da Uepa, promove exposição “Rabisquei”, em Paragominas

A iniciativa tem como objetivo aproximar a literatura da linguagem visual, demonstrando como as ilustrações e os quadrinhos colaboram para a formação estética, simbólica e interpretativa dos leitores

Por Marília Jardim (UEPA)
16/09/2025 13h50
Ilustrações dos poetas homenageados na exposição feitas por alunos Sam Abreu e a Emanuelle Ribeiro, estudantes da Uepa

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Projeto de Extensão Rabisquei, promove a partir da próxima quinta-feira, 18, a exposição que une poesia e ilustração no município de Paragominas. A mostra será realizada no Espaço Cultural Gláucia Lygia Rabello Leal, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, e segue aberta ao público até o dia 25 de setembro, com entrada gratuita.

A iniciativa foi aprovada no edital interno Proex-PAC e tem como objetivo aproximar a literatura da linguagem visual, demonstrando como as ilustrações e os quadrinhos colaboram para a formação estética, simbólica e interpretativa dos leitores. Na exposição, quatro poetas locais — Reni, Diogo, Jorleide e Jorginho — têm seus versos recontados por meio de composições visuais elaboradas por estudantes do curso de Design do Campus VI da Uepa.

Coordenado pela professora Larissa Buenaño, o projeto envolveu quatro discentes do curso. Sam Abreu e Emanuelle Ribeiro foram responsáveis pelas ilustrações, enquanto Gustavo Miranda e Heloisa Nascimento atuaram na montagem da mostra. Todas as criações foram feitas manualmente. “Em tempos de geração de imagem por IA, todas as ilustrações foram feitas à mão e digitalizadas depois, então, foi algo feito com muita dedicação e o resultado, enquanto coordenadora desse projeto, foram ilustrações e quadrinhos lindos! Estou com muito orgulho deles!”, celebra Larissa.

Segundo a professora Larissa, o processo foi desenvolvido em etapas, que incluíram pesquisa sobre os poetas locais, entrevistas e seleção dos poemas a serem ilustrados. “Cada autor recebeu uma cor predominante, com o objetivo estético de diferenciar suas produções e tornar a exposição visualmente pregnante. Ilustrar versos é um desafio, pois exige responsabilidade para oferecer novas formas de interpretação dos textos”, destacou.

A abertura contará com a presença dos poetas, que irão declamar seus versos, fortalecendo a interação entre autores, estudantes e público. “A exposição valoriza a poesia e a literatura locais, estimula a leitura e amplia a divulgação das produções culturais de Paragominas. Foi uma experiência enriquecedora tanto para os alunos quanto para os autores envolvidos, e agora se estende à comunidade”, ressaltou a coordenadora.