Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz homenageia a professora Glória Caputo

Espetáculo com entrada simbólica reúne duo de pianos, coral infantil e composições clássicas nesta quinta-feira (18), em Belém

Por Amanda Engelke (SECULT)
16/09/2025 20h05

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) realiza, nesta quinta-feira (18), às 20h, um concerto especial em homenagem à professora Glória Caputo, referência no ensino e difusão da música no Pará. O espetáculo, intitulado "OSTP e Duo Azulay: Homenagem a Glória Caputo", será conduzido pelo maestro titular Miguel Campos Neto e contará com a participação do Duo Azulay, formado pelos pianistas Adriana e Humberto Azulay, além do Coro Infantil Vale Música.

A iniciativa é promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com o Theatro da Paz e a Academia Paraense de Música (APM).

A homenageada da noite, Glória Caputo, foi a primeira superintendente da Fundação Carlos Gomes (FCG) e idealizadora de importantes projetos de valorização da música clássica na região. Para o maestro Miguel Campos Neto, a homenagem simboliza um tributo ao legado deixado pela professora na formação de gerações de músicos. “A professora Glória Caputo merece todos os tipos de homenagens. Sua influência e visão sustentaram o profissionalismo da música sinfônica no Pará”, destacou o regente.

Repertório celebra música com leveza e virtuosismo

O programa da noite reúne três obras de grande relevância no repertório sinfônico:

“Carnaval dos Animais”, de Camille Saint-Saëns, com participação do Duo Azulay – uma obra lúdica, com movimentos curtos, voltada a todos os públicos, inclusive crianças;

Trechos da ópera infantil “Viajante das Lendas Amazônicas”, de Sergei Firsanov – compositor que teve forte atuação em Belém e contribuiu para a educação musical no Pará;

A Sinfonia nº 5, op. 64, de Tchaikovsky – considerada uma das obras-primas do compositor russo, é um dos desafios técnicos mais significativos para uma orquestra.

Segundo Miguel Campos Neto, o concerto busca mesclar diversão, sofisticação e excelência musical. “Será um show de virtuosismo, com momentos leves e envolventes, além de homenagear uma figura central da música paraense”, destacou.

Solistas com história na OSTP

A escolha do Duo Azulay para compor a apresentação também tem significado especial. Os pianistas Adriana e Humberto Azulay acompanharam o surgimento da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, que se aproxima dos 30 anos de existência. “Assim como eu, eles foram músicos que viram o nascimento da Orquestra. Essa parceria representa décadas de história da música erudita no Pará”, lembrou Campos Neto.

Para Humberto Azulay, será uma apresentação especial. “Fizemos o 'Carnaval dos Animais' há 12 anos no Fimupa, e é sempre uma obra muito bem recebida pelo público. A expectativa é de um concerto memorável em uma noite fantástica”, afirmou o pianista, que integrou a OSTP entre 2004 e 2008.

Serviço:
Concerto OSTP com o Duo Azulay, formado pelos irmãos Adriana e Humberto Azulay e participação especial do Coro Infantil Vale Música

Data: 18 de setembro
Horário: 20h
Local: Theatro da Paz
Ingressos: R$ 2, com retirada a partir das 9h do dia 18/09 no site ticketfacil.com.br e na bilheteria do Theatro.

Texto: Lorena Saraiva