Detran realiza Semana Nacional de Trânsito com blitz educativa e debate sobre trânsito
Ações, com foco sustentável, ocorrem de 18 a 25 de setembro em Belém

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) inicia, nesta quinta-feira (18), e para lembrar a importância da conscientização de todos para a segurança viária, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) preparou uma programação intensa nas vias públicas de Belém. As abordagens educativas acontecem em diversos pontos da cidade para lembrar a condutores e pedestres a importância de obedecer as leis de trânsito.
Instituída formalmente em 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a SNT nasceu da necessidade de conscientizar a população sobre a segurança no trânsito com iniciativas educativas realizadas pelos órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A data é celebrada anualmente entre 18 e 25 de setembro em homenagem à promulgação do CTB, que estabeleceu o Dia Nacional do Trânsito em 25 de setembro daquele ano.
Em Belém, as abordagens educativas do Detran vão ocorrer durante toda a SNT. A primeira acontece nesta quinta-feira, 18, a partir das 9h, em frente ao Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (Igeprev), na avenida Alcindo Cacela, nº 1962, entre Magalhães Barata e Gentil. Os condutores, ciclistas e pedestres receberão orientações sobre os fatores de risco e as formas de prevenção de acidentes de trânsito.
Com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida!”, as orientações vão alertar principalmente para os perigos do excesso de velocidade, do não uso do capacete, da combinação entre bebida alcoólica e direção, do uso do celular ao volante e das ultrapassagens indevidas.
Dados do Detran, em 2024, apontam 30.526 acidentes no Pará, 86 a menos no comparativo com 2023. Entre as principais causas, estão a falta de atenção (9.405 ocorrências), manobra irregular (3.012 ocorrências) e perda do controle do veículo (2.538 ocorrências).
Este ano, as equipes de educação também reforçam as abordagens com dicas de preservação ambiental nas vias públicas, entre elas, não jogar lixo dos veículos nas ruas e avenidas.
Debates
Além das blitz educativas, a programação da Semana Nacional de Trânsito também inclui a realização de palestras, simpósios e workshops, voltados para a promoção de um trânsito mais seguro e sustentável. Os debates ocorrem nos dias 18 e 19, das 9h às 16h, no auditório do Igeprev.
Entre os temas a serem tratados estão um simpósio sobre Mobilidade Sustentável e o papel do trânsito nas mudanças climáticas, palestra sobre a contribuição do Detran-PA para a construção de vias públicas sustentáveis e workshop sobre a importância dos órgãos da SNT e da sociedade civil no aprimoramento do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito).
Em Santarém, no Baixo Amazonas, a Semana Nacional de Trânsito também terá debates e ações educativas nas principais vias públicas da cidade. A abertura oficial no município vai acontecer também no dia 18, com abordagens na barreira de fiscalização montada na PA-457, com a participação de todos os órgãos da segurança pública.