Detran e Segbel reforçam ações para modernizar trânsito em Belém
Entre as ações previstas estão a renovação das sinalizações horizontal e vertical, a modernização do parque semafórico e a ampliação do uso de tecnologias

O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade Urbana de Belém (Segbel) realizaram, na segunda-feira (15), reunião de alinhamento para fortalecer a cooperação técnica entre os órgãos. O encontro marcou a primeira agenda oficial entre o novo diretor-geral do Detran-PA, Alexandre Burchacra, e o secretário municipal Luciano de Oliveira, com foco na modernização da sinalização da capital e no aprimoramento das operações integradas de trânsito.
Entre as ações previstas estão a renovação das sinalizações horizontal e vertical, a modernização do parque semafórico e a ampliação do uso de tecnologias, como câmeras de leitura de fluxo e sistemas de inteligência artificial. Também foi definida a criação de uma comissão conjunta para acompanhar a execução dos projetos, garantindo maior efetividade às ações, principalmente em períodos de grande movimentação, como o Círio de Nazaré. A iniciativa reforça a integração entre Estado e município, promovendo mais segurança viária, fluidez no tráfego e melhor atendimento à população.
“Nós vamos formar uma equipe integrada Detran-Segbel para definir metas, especialmente no que diz respeito à sinalização semafórica, horizontal e vertical. Estamos comprometidos em realizar o nosso melhor para o bom andamento das ações, principalmente neste período em que Belém se prepara para ser a capital do mundo”, afirmou Alexandre Burchacra, se referindo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que a cidade sediará em novembro.
Para o secretário Luciano de Oliveira, a iniciativa representa um avanço para a mobilidade urbana. “Estamos renovando a sinalização e modernizando os semáforos, com câmeras de leitura de fluxo e recursos de inteligência artificial. Isso trará mais segurança, organização e eficiência para o trânsito da capital”, disse.