Universidade do Estado do Pará e Prefeitura de Cametá assinam termo de cooperação entre as instituições
A parceria busca fortalecer a formação profissional e o desenvolvimento regional, beneficiando estudantes de Cametá e de municípios vizinhos

Em reunião realizada hoje, 18, o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Clay Chagas, e o prefeito de Cametá, Victor Cassiano, assinaram um termo de cooperação entre as instituições que tem por objetivo estabelecer a parceria e mútua cooperação entre as instituições, para o funcionamento dos cursos de graduação e pós-graduação, quando houver, que são ofertados pela Uepa no município.
Clay Chagas destacou que poderão ser ofertadas vagas de graduação por meio de turmas especiais a partir do convênio. Já Victor Cassiano apontou que é interessante uma formação em que as pessoas possam atuar em Cametá, de forma a contribuir para o desenvolvimento da Região de Integração do Tocantins.
A coordenadora do campus, Ivete Caldas, e o pró-reitor de Gestão e Planejamento, que também está como vice-reitor em exercício, Carlos Capela, participaram do momento solene, juntamente com as professoras Natácia Silva, diretora de Extensão, e Mônica Maximino, coordenadora do curso de Biomedicina. Na ocasião, também foi assinado o documento de regularização do terreno onde está localizado o campus XVIII da universidade.
Em Cametá, a Uepa promove o desenvolvimento e oportunidades de formação e qualificação profissional aos alunos de Cametá e das mais de 500 comunidades da zona rural e ilhas que compõem esse município, além das localidades adjacentes, entre elas, Mocajuba, Baião, Igarapé- Miri, Abaetetuba, Limoeiro do Ajuru e Oeiras do Pará.
São ofertados os cursos de Tecnologia de Alimentos, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em Química, Bacharelado em Biomedicina, por meio do programa Forma Pará, e Letras-Libras, por meio do Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor). As atividades da Uepa em Cametá tiveram início em março de 2005 e as instalações próprias foram inauguradas em 24 de março de 2009.