Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE MENTAL
English Version

Hospital Regional do Baixo Amazonas promove ações educativas no 'Setembro Amarelo'

Dinâmicas, palestras e outras atividades são realizadas durante o mês dedicado à valorização da vida, com pacientes, acompanhantes e profissionais da unidade

Por Gustavo Campos (SECOM)
19/09/2025 17h07

Profissionais do Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS), do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, terminaram nesta sexta-feira (19) a confecção da "Árvore da Vida", que ficará durante todo o mês de setembro no corredor de acesso ao setor.

Árvore da vida foi confeccionada por profissionais do Hospital Regional

A árvore é resultado de dinâmicas realizadas com pacientes renais crônicos, que fazem hemodiálise na unidade, e também com profissionais de saúde.  As sessões são realizadas em quatro turnos, em seis dias da semana. "Essa árvore contém frases que usuários e colaboradores colocaram, enfatizando o motivo pelo qual vale a pena estar vivo, porque a vida tem significado e importância. Nosso objetivo com a ação do 'Setembro Amarelo' dentro do CTRS é acompanhar os pacientes, auxiliar no processo de adesão ao tratamento e ajudar na conscientização sobre a importância da vida", explicou a psicóloga Ádria Santos.

Uma das participantes foi Maria Cilene de Souza Rodrigues, 58 anos, que faz sessões de hemodiálise no HRBA há sete anos. "Eu escrevi que viver é muito bom; eu amo viver. Estou aqui nessa luta para viver. Eu amo minha família, eu me amo, e tem muitas pessoas que eu amo, como as pessoas que cuidam de mim. Eu amo viver e amo as pessoas ao meu redor", declarou.

Campanha é tema de várias atividades no HRBA

Campanha - Referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de habitantes residentes em 29 municípios, o HRBA já realizou, de janeiro a agosto deste ano, 25.161 sessões de atendimento psicológico a pacientes internados e durante atendimento ambulatorial. Neste mês, a unidade promove várias ações educativas alusivas à campanha Setembro Amarelo, voltada à saúde mental, valorização da vida e prevenção ao suicídio.

Profissionais da Psicologia orientaram colaboradores da unidade em atividade no hall do Hospital, que contou com dinâmicas, brindes e um mural com mensagens de motivação.

No Setor de Oncologia também foi realizada uma palestra sobre o tema, abordando a qualidade de vida, medos e emoções dos pacientes em tratamento. A atividade foi realizada no Ambulatório de Quimioterapia. Além do "Setembro Amarelo", foi abordada a campanha Setembro Verde, que trabalha a conscientização e prevenção ao câncer de intestino ou câncer colorretal.

No Setor de Oncologia, equipe abordou temas das campanhas Setembro Amarelo e Setembro Verde

Ambulatório - A primeira ação educativa da campanha ocorreu no início do mês, no Ambulatório. A coordenadora do Setor Psicossocial, Rose Mara Jardim, abordou a prevenção ao suicídio com pacientes e acompanhantes que aguardavam consulta médica. "Hoje, nós precisamos compartilhar o conhecimento para que as pessoas possam identificar nelas mesmas ou em amigos e familiares que algo não está indo bem. E, a partir disso, ajudar essa pessoa a procurar ajuda. Para salvar vidas, nós temos que trabalhar a prevenção. E aqui no Ambulatório nós conseguimos falar com pacientes não só de Santarém, mas também de outros municípios próximos. E eles vão levar este conhecimento", afirmou.

Valderina e Raimundo aprovaram o debate sobre o tema

Valderina Moreira de Oliveira, 51 anos, acompanhou o pai, Raimundo Nunes, em consulta com o cardiologista. Ela assistiu a toda a palestra com atenção, e ressaltou a importância do debate sobre este tema. "Eu achei muito importante, e fiquei muito feliz. Eu mesmo já enfrentei problemas assim na minha família, e sei que quando uma pessoa está nesse estágio, ela não consegue reagir. Precisa de ajuda. Foi maravilhoso. Todos estão de parabéns por nos dar essa oportunidade de aprender mais sobre o assunto", disse a usuária.

"Faz parte do nosso compromisso com a saúde levar informação aos nossos pacientes, acompanhantes e colaboradores. E também ter essa preocupação com o bem-estar deles, com a saúde mental. A campanha é um momento importante para que a gente consiga debater este tema tão delicado, identificar situações de risco e ofertar ajuda. Vamos realizar estas ações durante todo o mês para trabalhar este assunto e levar este conhecimento a quem precisa", informou o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.

Pacientes escreveram motivos que dão sentido a suas vidas

Serviço: O Hospital Regional do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade, pertencente ao Governo do Pará, é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizado na Avenida Sérgio Henn, nº 1.100, bairro Diamantino, em Santarém.