Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABERTA AO PÚBLICO
English Version

Galeria Theodoro Braga recebe exposição que aborda o universo naval

“Atravessamentos” pode ser visitada até o dia 17 de outubro, das 8h às 19h, com entrada franca

Por Aycha Nunes (FCP)
19/09/2025 17h24
“Atravessamentos” já está disponível para visitação na Galeria Theodoro Braga

A Galeria Theodoro Braga, em Belém, abriu, nesta semana, a exposição “Atravessamentos”, do artista Marcone Moreira, ganhador do Prêmio Branco de Melo 2025, promovido pela Fundação Cultural do Pará (FCP). O trabalho marca o retorno do artista a capital paraense sete anos após sua última exposição individual na cidade, em 2018.

“Atravessamentos” reúne objetos compostos por madeira de embarcação, hélices náuticas quebradas durante o uso, fotos e pinturas. Foi a aparente disparidade entre os itens que inspirou o artista a nomear o novo trabalho.

O trabalho marca o retorno do artista Marcone Moreira à capital paraense

“O título, 'Atravessamentos', surge dessa pluralidade de formas de expressão, de produções de tempos diferentes, onde através do desenho, da fotografia, da escultura, de vários vestígios, há esse entrelaçamento, esse ponto de contato, o interesse nas dinâmicas ribeirinhas que perpassa todo o conjunto de trabalhos, gerando um fio condutor que interliga o todo”, explica Marcone Moreira.

A curadoria das obras foi feita pela pesquisadora e socióloga Marisa Mokarzel. Ela revela que o trabalho foi  construído com o propósito de exibir uma interlocução crítica sobre os desdobramentos que o artista possui e seus múltiplos modos de fazer e contar a arte de um povo. 

Marcone, Marisa Mokarzel e Eliane Moura, durante a noite de abertura da exposição

"E eu me impressionei com a maturidade dele, como ele gostava daquele lugar, como ele queria me mostrar os pontos daquele lugar de cultura e como ele queria que eu também conhecesse os artistas e como ele era ciente do trabalho dele", detalha Marisa Mokarzel.

Abertura - “Atravessamentos” chegou à Galeria Theodoro Braga na noite desta quinta-feira (18) e, durante a abertura, o público presente participou de uma conversa com o artista.

Ana Carolina Mata aproveitou para "redescobrir" as artes

Ana Carolina Mata, assistente social e fotógrafa, aproveitou a oportunidade para redescobrir as artes. “Estar aqui está sendo uma nova descoberta das artes. E é muito válido o contato com o artista para que possamos fazer esta imersão no trabalho do Marcone”, diz Ana Carolina Mata.

Edital - Marcone é um dos artistas contemplados pelo Edital 007/2025 - Branco de Melo de apoio à produção artística, realizado pela Fundação Cultural do Pará com a finalidade de apoio às produções artísticas e culturais no estado do Pará. 

O prêmio destinado aos artistas selecionados é de R$ 25 mil. Além da premiação em dinheiro, o edital prevê acesso à pauta 2025 da Galeria Theodoro Braga, Galeria Benedito Nunes e Galeria Ruy Meira, sem ônus para o premiado.

Os projetos selecionados trazem inovação e utilizam das mais diversas linguagens como desenhos, fotografias, pintura dentre outras para expressar a arte contemporânea da cultura paraense.

“Atravessamentos” reúne objetos compostos por madeira de embarcação, hélices náuticas quebradas durante o uso, fotos e pinturas

Eliane Moura, gerente da Galeria Theodoro Braga e da Galeria Benedito Nunes, destaca a importância do edital para a democratização do acesso às artes. “A Fundação tem, nesses anos, a preocupação de fomentar a arte desde do seu momento de criação, desde o artista até a ponta, até no aluno da escola que vem aqui, que vem apreciar, que vem ter esse contato com a cultura e com a arte. Isso tudo de forma gratuita”, relata Eliane Moura.

Serviço:

Exposição “Atravessamentos”, do artista Marcone Moreira

Visitação até 17 de outubro 

horário: 8h às 19h

Local: Galeria Theodoro Braga, subsolo do prédio Sede da Fundação Cultural do Estado do Pará.

Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré

Entrada gratuita.

Com colaboração de Marcos Maia - Ascom/FCP