Dia Mundial Sem Carro e Dia Estadual do Ciclismo são lembrados em blitz educativa do Detran
A iniciativa buscou conscientizar condutores e motociclistas sobre a importância do respeito e dos cuidados necessários com os ciclistas no trânsito

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) promoveu, na manhã desta segunda-feira (22), uma ação educativa na avenida João Paulo II, em Belém, em alusão ao Dia Mundial Sem Carro e ao Dia Estadual do Ciclismo. A iniciativa buscou conscientizar condutores e motociclistas sobre a importância do respeito e dos cuidados necessários com os ciclistas no trânsito.

O diretor técnico-operacional do Detran, José Bento Gouveia, explicou o objetivo da ação:
“Dentro da Semana Nacional de Trânsito, estamos realizando uma ação de conscientização voltada a todos os atores do trânsito, com foco especial nos cuidados com os ciclistas. O ciclista é um dos usuários mais frágeis da via, logo depois do pedestre, e precisa de atenção redobrada. Nossa presença aqui tem o objetivo de orientar sobre a importância de respeitar os espaços destinados a eles, como ciclofaixas e ciclovias, para que possamos construir um trânsito mais seguro e humano”, destacou.
Durante a mobilização, agentes de educação de trânsito abordaram condutores e motociclistas, reforçando orientações sobre a necessidade de manter distância segura dos ciclistas, além da importância de reduzir a velocidade em vias de grande fluxo. A ação também destacou os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, que contribui para a mobilidade urbana e para a preservação do meio ambiente.

O diretor da Federação Paraense de Ciclismo, Arnaldo Villar, frisou a relevância da ação e da parceria entre o Detran e a entidade: “A ação em alusão ao Dia Mundial Sem Carro e ao Dia Estadual do Ciclismo é uma oportunidade importante para fortalecer a mobilidade urbana. O ciclismo deixou de ser apenas lazer e passou a integrar o sistema de transporte da cidade. Por isso, é essencial que estejamos inseridos em todo o contexto, seja nas ciclovias, nas ciclofaixas, na orientação ou na fiscalização, sempre em parceria com o Detran, para garantir mais segurança e valorização aos ciclistas”.
Já o motociclista de aplicativo Jobson Morais falou sobre a importância da iniciativa para a rotina de quem circula diariamente pela cidade. “Essa ação é muito bacana. Nós que estamos diariamente no trânsito presenciamos situações de risco e até acidentes envolvendo ciclistas. As orientações que vocês estão trazendo ajudam bastante, porque conscientizam quem comete esses erros. O trânsito de Belém é muito agitado, e ações como essa são fundamentais para melhorar a convivência, evitar acidentes e incentivar mais respeito entre todos”, observou.

Dia Mundial sem carros
O Dia Mundial sem Carro foi criado para conscientizar a população sobre a importância de repensar os hábitos de transporte e adotar meios mais sustentáveis. O Detran aproveita a data para reforçar alternativas como as bicicletas e patinetes elétricos, que têm se consolidado como aliados na melhoria da mobilidade urbana, na redução de poluentes e na diminuição do fluxo de veículos nas ruas de Belém.
Além de promover um trânsito mais seguro, o uso desses meios de transporte ajuda a desafogar vias, facilita deslocamentos em áreas de grande fluxo e ainda contribui para a saúde e o bem-estar dos usuários. Em Belém, os patinetes elétricos vêm ganhando espaço e representam uma nova fase de modernização da mobilidade urbana e social, garantindo acessibilidade, agilidade e menos impacto ambiental.
Do ponto de vista legal, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) já regulamenta o uso de bicicletas elétricas. A legislação diferencia bicicletas com pedal assistido dos ciclomotores, estabelecendo critérios para sua circulação em vias, ciclofaixas e ciclovias. Segundo a Lei n. 14.071/20, o ciclomotor é um veículo de duas ou três rodas, com motor de combustão interna de até 50 cilindradas ou motor elétrico de até 4 kW e velocidade máxima de 50 km/h. Já a bicicleta elétrica, conforme a Resolução Nº 996/23 do Contran, é tratada como bicicleta convencional se cumprir requisitos como potência máxima de 1000 W, funcionamento do motor apenas com pedal assistido, ausência de acelerador e velocidade limitada a 32 km/h.
Isso significa que, quando dentro desses parâmetros, a bicicleta elétrica pode circular em ciclovias e ciclofaixas sem necessidade de registro, licenciamento ou emplacamento. Fora dessas condições, passa a ser equiparada a um ciclomotor, exigindo habilitação na categoria A ou ACC e emplacamento.
“O incentivo ao uso de meios de transporte sustentáveis é parte fundamental do nosso compromisso com a mobilidade segura e moderna em Belém e em todo o Pará. As bicicletas e patinetes elétricos representam uma alternativa viável para reduzir o número de veículos motorizados poluentes nas ruas e proporcionar mais fluidez ao trânsito”, reforça Bento Gouveia.
Ao destacar o Dia Mundial sem Carro, o órgão chama atenção para a necessidade de integrar cada vez mais os modais sustentáveis às cidades. Em áreas urbanas, onde os desafios de mobilidade são crescentes, a adoção de soluções como patinetes e bicicletas elétricas demonstra que é possível avançar para uma mobilidade mais eficiente, inclusiva e comprometida com o futuro.
Texto: Brendo Freitas e Luís Azevedo - Ascom/Detran