Em Nova Iorque, Helder Barbalho articula parcerias internacionais para fortalecer políticas ambientais no Pará
Governador convida lideranças globais para a COP30 e busca apoio a programas sustentáveis durante a Semana do Clima
O governador do Pará, Helder Barbalho, cumpriu nesta segunda-feira (22) uma série de agendas estratégicas durante a Semana do Clima de Nova Iorque, nos Estados Unidos, reforçando o protagonismo do Estado na construção de uma agenda global de desenvolvimento sustentável. Sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), Belém será o centro das discussões climáticas mundiais entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.

Durante a programação oficial, Helder Barbalho se reuniu com o presidente da Philip Morris Brasil, Branko Sevarlic, para tratar de possíveis parcerias e apoios estratégicos que envolvem o fortalecimento de políticas públicas ambientais no Estado.
Entre os temas discutidos estiveram o apoio ao programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), iniciativas voltadas à preservação e gestão dos recursos hídricos e o estímulo ao projeto do Vale Bioamazônico – proposta que reúne inovação, sustentabilidade e valorização das cadeias produtivas da floresta. Também foi debatida a possibilidade de expansão, no Pará, de experiências bem-sucedidas da empresa em programas de agricultura sustentável implementados no Rio Grande do Sul.
“O Pará tem buscado articular, com parceiros estratégicos, ações que fortaleçam políticas públicas ambientais e estimulem uma nova economia para a Amazônia. Nossa agenda de reuniões com atores como a Philip Morris tem o objetivo de impulsionar iniciativas baseadas em sustentabilidade, inovação e inclusão social”, afirmou Helder Barbalho.
Convite à COP30 e diálogo com Michael Bloomberg
Ainda na segunda-feira, o governador teve um encontro com o empresário Michael Bloomberg, fundador da Bloomberg L.P., referência global em dados e tecnologia para o mercado financeiro. Na ocasião, Helder Barbalho formalizou o convite para que Bloomberg participe da COP30, que acontecerá em Belém.

A reunião também contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, reforçando o diálogo entre o Governo do Pará, o Governo Federal e investidores internacionais em torno das soluções sustentáveis para as cidades amazônicas.
Texto: Jamille Leão e Igor Nascimento