Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Osteoartrose, osteoartrite e sequelas de lesões são tratadas na Policlínica Metropolitana

Especialistas tratam doenças e lesões, com diagnósticos, assistência individualizada e reabilitação, o que melhora a qualidade de vida dos usuários

Por Governo do Pará (SECOM)
23/09/2025 09h35
Em Belém, a Policlínica Metropolitana do Pará funciona na avenida Dr. Freitas, s/n, no bairro do Marco

Quando dores nas articulações, limitações de mobilidade ou sequelas de acidentes surgem, contar com atendimento especializado faz toda a diferença. Na Policlínica Metropolitana do Pará, em Belém, os ortopedistas acompanham de perto o sistema músculo-esquelético dos pacientes, oferecendo diagnóstico preciso, tratamento individualizado, prevenindo complicações e melhorando a qualidade de vida.

O médico Renato Arraes, especialista em ortopedia da unidade, explica que a clínica acompanha regularmente doenças como osteoartrose, osteoartrite, tendinopatias e sequelas de lesões traumáticas ou esportivas. “O tratamento é multidisciplinar. Em casos mais graves, realizamos avaliações para cirurgias, sempre buscando a recuperação funcional do paciente”, detalha.

Entre os atendimentos mais comuns estão fraturas e lesões decorrentes de acidentes motociclísticos, que exigem atenção imediata e acompanhamento contínuo. “Pacientes com dores crônicas ou limitações de mobilidade são seguidos periodicamente para avaliar a evolução do tratamento e garantir que a recuperação ocorra de forma segura e completa”, acrescenta Renato.

Para auxiliar no diagnóstico e monitoramento das condições, a Policlínica Metropolitana oferece exames de radiografia, ultrassonografia, eletroneuromiografia e tomografia computadorizada, além de parcerias para exames de média e alta complexidade. “Nosso suporte é completo, garantindo que cada paciente receba o tratamento mais adequado. Atualmente, realizamos cerca de 800 consultas mensais na área de ortopedia”, afirma o ortopedista.

Integração

A integração com a fisioterapia e centros de reabilitação, como as Usinas da Paz, é outro diferencial do serviço. “O objetivo é unir tratamento clínico e reabilitação funcional, prevenindo complicações futuras e promovendo autonomia aos pacientes”, explica Renato Arraes.

O acompanhamento multiprofissional permite tratar lesões e doenças degenerativas, reduzir riscos de novas complicações e oferecer suporte contínuo para a recuperação do paciente, consolidando a Policlínica Metropolitana como referência em ortopedia e traumatologia na rede pública do Pará.

Serviço:

O agendamento de consultas na Policlínica Metropolitana é feito pela Central de Relacionamento, pelo WhatsApp Business (91) 98521-5110, ou pelo e-mail [email protected].

Para atendimento, é necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. No caso de crianças sem RG, pode ser apresentada a certidão de nascimento e os documentos da mãe.

Texto de Roberta Paraense