Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA TÉCNICA
English Version

Governo do Pará entrega Cadastro Nacional da Agricultura Familiar para agricultores com deficiência, em Cametá

Projeto assistido pela Emater vai proporcionar acesso à casa própria para agricultores familiares da região

Por Fabricio Nunes (EMATER)
23/09/2025 14h11

O governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), entregou 52 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAFs) para agricultores familiares que são membros da Associação de Apoio e Proteção Social das Pessoas com Deficiência do Baixo Tocantins (ASBAT), com sede na Vila de Carapajó, no município de Cametá. 

“Graças a Deus, com o apoio da Emater, conseguimos acesso ao CAF. Nós fazemos parte da associação que atende pessoas com deficiência e estávamos com um projeto para participar do programa de aquisição da casa própria. A Emater mandou o técnico para mapear as nossas áreas, para a gente poder dar entrada na documentação. Sem o CAF, a gente não conseguiria”, disse José Natalino Pinheiro, presidente da ASBT.

Segundo ele, os agricultores familiares atuam principalmente com produção de açaí e mandioca. “Essas pessoas trabalham na roça, principalmente com açaí, mandioca, laranja, cupuaçu e frutíferas em geral. Estamos muito agradecidos pelo trabalho que a Emater fez por nossa associação e pelos nossos produtores. A gente pensou nesse projeto para ajudar a realizar esse sonho da casa própria aos agricultores familiares”, concluiu.

Com o documento, além do direito de ter acesso a políticas públicas exclusivas para a agricultura familiar, eles irão acessar o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O benefício do governo federal facilita o direito à moradia e faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida.  

“Nós recebemos o pedido da associação para emissão de CAF. O objetivo deles era acessar o PNHR, que dá direito a acesso à casa própria para agricultores familiares. Após isso, nossos técnicos fizeram visitas nas propriedades e mapeamento delas, com fotos e preenchimentos de cadastros. Em seguida, cada um veio até o nosso escritório em Cametá e fizemos a emissão do CAF”, explicou Anna Paula Muniz, chefe do Escritório Local da Emater de Cametá.