Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
English Version

Detran reforça ações de educação e destaca importância do Código de Trânsito Brasileiro

Mobilização da Semana Nacional de Trânsito lembra aniversário do CTB, que completa 28 anos

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
23/09/2025 15h01
O Detran começou o dia com abordagens educativas a servidores e usuários dos serviços do órgão

No dia em que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completa 28 anos, comemorado nesta terça-feira (23), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou um dia de mobilização pela segurança viária. Seguindo com as ações da Semana Nacional de Trânsito, o Departamento iniciou o dia com abordagens educativas a servidores e usuários dos serviços do órgão. Os servidores que chegavam para trabalhar, assim como as pessoas que buscavam atendimento na sede do Departamento, foram abordados pelos agentes de educação e alertados sobre a prevenção de acidentes de trânsito.

No auditório do Detran, cerca de 200 servidores assistiram a uma palestra sobre trânsito e sustentabilidade, como forma de engajar a todos na disseminação de práticas seguras nas vias públicas. “O que trabalhamos hoje foi sensibilizar os servidores sobre uma temática fundamental do nosso dia a dia, que é conciliar o trânsito seguro com práticas sustentáveis. Refletimos sobre como encaramos a sustentabilidade nas nossas ações, no tipo de veículo que utilizamos, na mobilidade em si, se é sustentável ou não, e percebemos a necessidade de trabalhar essa temática voltada para a segurança no trânsito”, declarou o agente de educação Lucas Lima.

O diretor-geral, Alexandre Buchacra, acompanhou a programação e ressaltou que a educação para o trânsito deve começar internamente, por servidores e usuários. “É da maior importância que todos contribuam para esse processo de conscientização. Somente com a participação de todos os segmentos, conseguiremos alcançar a nossa maior missão, que é a redução de sinistros graves para a preservação da vida”, destacou.

“A palestra, para mim, foi muito enriquecedora, até porque sustentabilidade e segurança no trânsito, todos nós temos que ter como prioridade, já que são fundamentais para a nossa vida”, comentou a servidora Lúcia Cardoso. 

No auditório do Detran, cerca de 200 servidores assistiram a uma palestra sobre trânsito e sustentabilidade, como forma de engajar a todos na disseminação de práticas seguras nas vias públicas

Código de Trânsito Brasileiro 

Instituído em 1997, o CTB nasceu com o objetivo de reduzir acidentes, ordenar a mobilidade urbana e garantir a preservação da vida, valores que seguem atuais e fundamentais para a sociedade.

Ao longo dos anos, o Código passou por diversas atualizações, sempre em busca de acompanhar as transformações sociais, tecnológicas e de comportamento no trânsito. As mudanças mais recentes reforçam temas como segurança viária, responsabilidade dos condutores, penalidades mais rigorosas para infrações graves e a necessidade de maior valorização da educação para o trânsito como instrumento de cidadania.

No Pará, o Detran é o principal responsável por aplicar e difundir as diretrizes do CTB. O órgão atua em diferentes frentes: desde a fiscalização nas rodovias estaduais e operações integradas com outros órgãos de segurança, até a instalação e revitalização da sinalização viária e a realização de ações educativas em escolas, empresas e comunidades. O trabalho busca não apenas punir infrações, mas principalmente conscientizar a população sobre comportamentos seguros e responsáveis no dia a dia.

O Código também reforça a importância da responsabilidade compartilhada no trânsito, princípio que orienta as ações do Detran. Condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres são parte do mesmo sistema e devem agir em sintonia para evitar acidentes e preservar vidas. Essa visão se conecta diretamente com compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, como a Década de Ação pela Segurança Viária, que prevê a redução em pelo menos 50% do número de mortes no trânsito até 2030.

Celebrar mais um aniversário do CTB significa reafirmar a importância de suas normas como base para um trânsito mais humano, seguro e sustentável. No Pará, o Detran mantém o compromisso de transformar esse conjunto de regras em ações práticas que impactam positivamente a vida da população, reforçando que o trânsito seguro depende da colaboração de todos.

Texto: AnnaKelly Saraiva e Luis Azevedo – Ascom/Detran