Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PÚBLICA
English Version

Seduc discute diretrizes para política pública no I Colóquio de Educação Infantil

Evento discute diretrizes para fortalecer a Educação Infantil no Pará, com ênfase na diversidade dos territórios e no regime de colaboração entre Estado e municípios

Por Ivana Barreto (SEDUC)
23/09/2025 20h30
O evento reuniu gestores estaduais, municipais, técnicos, especialistas e representantes de instituições parceiras

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, nesta terça-feira (23), o I Colóquio de Educação Infantil do Pará, iniciativa que marca o processo de atualização da Política Estadual de Educação Infantil. O encontro foi realizado em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PA), o Fórum de Educação Infantil do Pará (Feipa) e o Itaú Social, e reuniu gestores estaduais, municipais, técnicos, especialistas e representantes de instituições parceiras.

Com o tema “Educação Infantil Paraense Pensada em Rede: traçar e trançar caminhos coletivamente para a atualização da Política de Educação Infantil do Pará”, a reunião debateu a diversidade da infância no Estado, o fortalecimento do regime de colaboração e maior equidade no atendimento às crianças de 0 a 5 anos.

A programação foi aberta com apresentação cultural das crianças da Creche Professor Orlando Bitar, e contou com mesas temáticas voltadas aos desafios e às perspectivas da educação infantil no Brasil, e principalmente no Pará.

Avanços - O secretário-adjunto de Educação Básica da Seduc, Júlio Meirelles, destacou os avanços conquistados em colaboração com as redes municipais. “Há dois anos, de cada dez crianças que chegavam ao 2º ano, apenas três estavam alfabetizadas. Hoje, já conseguimos que sete em cada dez alcancem essa etapa, fruto do esforço conjunto com os municípios. Nosso objetivo é garantir que todas estejam alfabetizadas ao final do 2º ano e, assim, construir uma geração com mais qualidade de aprendizagem”, afirmou.

Carla Reis, diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental: 'espaço essencial de escuta e participação'

Para a diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Carla Reis, o colóquio é um espaço essencial de escuta e participação. “O objetivo é reunir especialistas e municípios para discutir a política estadual de Educação Infantil, reescrevê-la e atualizá-la diante da diversidade da Amazônia. Amanhã, teremos oficinas e grupos de trabalho que vão contribuir para a elaboração coletiva dessa política, que depois será implementada em todos os municípios”, informou Carla Reis. 

A gerente de Implementação do Itaú Social, Cláudia Varela Sintoni, reforçou o caráter colaborativo da iniciativa. “É uma atitude ousada e muito importante ver o Estado convocando municípios, parceiros e a sociedade para pensar coletivamente a Educação Infantil. Estamos à disposição para contribuir com pesquisas, produção de conhecimento e apoio técnico”, afirmou.

Secretário Adjunto de Educação Básica, Júlio Meirelles

A professora Miriam Amaral, do Fórum de Educação Infantil do Pará, ressaltou a defesa da criança como sujeito de direitos. Segundo ela, “a etapa da Educação Infantil precisa garantir experiências de leitura, escrita e cultura desde cedo, sempre respeitando os marcos de desenvolvimento da criança. O Feipa atua para que essa política seja construída em rede e com qualidade”.

Secretário de Educação de Brasil Novo, Wederson Noininche: melhor índice de alfabetização

Municípios em destaque - Entre os exemplos de boas práticas apresentados está o município de Brasil Novo, na Região de Integração Xingu, que alcançou o melhor índice de alfabetização do Pará, com 87,6%. O secretário municipal de Educação, Wederson Noininche, atribuiu o resultado à parceria com o Estado. Ele assegurou que “o apoio da Seduc tem sido essencial, com ferramentas e suporte técnico. Essa união fortalece o município e nos dá condições de avançar ainda mais na qualidade da educação”.

O evento prossegue até esta quarta-feira (24), quando serão promovidas oficinas e grupos de trabalho no Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Pará (Cefor).