Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
English Version

Sedeme abre Processo Seletivo Simplificado para Assistente Administrativo, nível médio

As inscrições são gratuitas e online até esta quinta-feira (25)

Por Aldirene Gama (SEDEME)
24/09/2025 09h43
Sedeme funciona na avenida Senador. Lemos, nº 290, no bairro do Umarizal, em Belém

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) publicou, na terça-feira (23), no Diário Oficial do Estado (DOE), o Edital nº 01/2025, referente ao 4º Processo Seletivo Simplificado (PSS), destinado ao preenchimento de uma vaga para o cargo de Assistente Administrativo, nível médio.

As inscrições são gratuitas e estão abertas das 00h01 desta quarta-feira (24) até as 23h59 da quinta-feira, 25 de setembro de 2025, exclusivamente pelo site www.sipros.pa.gov.br

O processo seletivo será realizado em três etapas: a primeira consiste na inscrição, de caráter habilitatório; a segunda, na análise documental e curricular, com caráter eliminatório e classificatório; e a terceira, em entrevista pessoal, também eliminatória e classificatória. 

O contrato administrativo terá duração de 12 meses, e será regido com base na Lei Complementar Estadual nº 07, de 25 de setembro de 1991, podendo ser prorrogado por igual período e critério e/ou necessidade da administração. A carga horária será de seis horas diárias, totalizando 30 horas semanais.

Os candidatos inscritos para concorrer a vaga devem estar atentos ao envio dos documentos necessários e ler atentamente todo o edital.  No ato da inscrição o candidato, para todas as funções deverá fazer o upload - envio de arquivos com no máximo 1 MB (um megabyte), nos formatos “JPEG”, “PNG”, “JPG” ou “PDF” para o endereço eletrônico https://www.sipros.pa.gov.br/, da seguinte documentação obrigatória para conferência, com a nomenclatura do arquivo identificando seu conteúdo.

Para participar do Processo Seletivo Simplificado (PSS) promovido pela Sedeme, os candidatos devem atender a requisitos básicos obrigatórios para concorrer às vagas temporárias disponíveis. Entre as exigências estão: ser brasileiro nato ou naturalizado; ter, no mínimo, 18 anos completos na data da inscrição; estar em dia com as obrigações eleitorais; e, no caso dos candidatos do sexo masculino, também estar quite com as obrigações militares.

Além disso, o candidato não pode ter sido condenado criminalmente por sentença judicial transitada em julgado, nem ter sofrido sanção administrativa que impeça o exercício de cargo público. 

Para fins de celebração do contrato administrativo, o candidato convocado deverá apresentar no ato da contratação os documentos solicitados  de acordo com o anexo XV  do edital, sob pena de não assumir a função temporária, caso a documentação esteja incompleta.