Espaço Acolher da Santa Casa recebe ação de saúde bucal e bem estar
Atividade contou com palestras sobre a higiene dos dentes para os adultos e atividades lúdicas voltadas à sensibilização das crianças para o tema

“Aprendi que a gente tem que ter muito cuidado e escovar os dentes. Não sabia que a bactéria do dente pode ir para o nosso sangue e aí causar outras doenças, para o coração, para a cabeça e que a saúde dos dentes, da boca, tem relação com a saúde de todo o corpo. Então foi maravilhoso esse atendimento que fizeram, porque muitas das vezes lá no nosso município, na nossa cidade, é difícil. A gente vai pelo SUS, demora muito, e tem os particulares, mas é caro sempre”, declarou dona Rosivalda Pinto, do município de Mocajuba, acompanhante da filha, paciente que sofreu o acidente de escalpelamento e que está sendo atendida na Santa Casa.
Rosivalda e outras acompanhantes, pacientes e servidores do Espaço Acolher participaram de uma manhã de cuidados com o bem estar e com a saúde bucal que contou com palestras sobre a higiene dos dentes para os adultos e atividades lúdicas voltadas à sensibilização das crianças para o tema, além da orientação, de atendimentos de profilaxia como limpeza e aplicação de flúor, promovidas por acadêmicos de odontologia da faculdade Estácio, em Belém.
“Nosso objetivo aqui na ação é levar a educação em saúde bucal, levar o entendimento de que a escovação, de que um simples ato de escovar o dente, usar o fio dental de forma correta, evita a perda de dente e previne doenças e outros problemas”, afirmou a acadêmica Luziane Ribeiro.

Além da ação de saúde bucal, a instituição distribuiu kits de escovação e levou atendimentos com massoterapeutas, dinâmicas e brincadeiras coordenadas por profissionais de educação física, fez a distribuição de brindes e preparou um lanche especial para os participantes.
“A Santa Casa é referência no atendimento às vítimas de escalpelamento, e a gente tem como princípio trabalhar a integralidade da atenção a cada usuário que chega aqui, entre as vítimas de escalpelamento e outras pacientes dos demais serviços da Santa Casa. E para garantir essa integralidade, as parcerias são fundamentais no sentido de garantir o atendimento a essas outras demandas dos nossos pacientes”, conclui a coordenadora do Espaço Acolher, Luzia Matos.
Espaço Acolher - Criado em 2006, o Espaço Acolher funciona na Santa Casa e proporciona acolhimento e acompanhamento psicossocial às vítimas de escalpelamento e seus acompanhantes, entre outros públicos com perfil de atendimento do serviço. Atualmente a capacidade do Espaço Acolher é de 32 pessoas.