Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CADEIA PRODUTIVA
English Version

Grupo Técnico avança na construção do Fundo Açaí

A iniciativa conta com a participação de representantes de instituições públicas e privadas que integram a cadeia do açaí no Estado

Por Rose Barbosa (SEDAP)
26/09/2025 14h32
O secretário Giovanni Queiroz, titular da Sedap, abriu a reunião e enfatizou a importância do Fundo Açaí para alavancar a cadeia no Estado

A ampliação e eficiência da produção e comercialização do açaí com a viabilização de ações e projetos voltados à melhoria da cadeia é uma das finalidades do Fundo Estadual de Apoio do Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Açaí (Fundo Açaí), que está sendo construído com a participação de representantes de instituições públicas e privadas, além da sociedade civil. 

A segunda reunião do grupo, para a finalização do Projeto de Lei que será enviado ao Governo do Estado e posteriormente à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), foi realizada nesta sexta-feira (26) na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). O resultado foi o avanço no fechamento da minuta que deverá ser concluída no próximo encontro com data a ser definida. O titular da secretaria, Giovanni Queiroz, abriu o encontro e destacou a importância do Fundo construído com a participação de representantes de toda a cadeia: do ribeirinho e batedor artesanal até à indústria. 

Para o secretário Giovanni Queiroz, a criação do Fundo Açaí permitirá o desenvolvimento de ações voltadas à cadeia da açaicultura, em especial aos produtores ribeirinhos que cultivam a fruta. “A condição de formá-lo para fazer um bom manejo e melhor aproveitamento do açaí; nós temos o açaí ganhando um espaço no mundo todo e temos condições de abastecer bem esse mercado; 90% do açaí consumido vêm do Pará”, disse.

O gestor da Sedap elogiou a integração do grupo responsável pela construção do fundo e destacou o fato de estar composto por diferentes instituições públicas e privadas. O grupo conta com a participação dos gabinetes dos deputados Eliel Faustino e Carlos Bordalo, que representam a Alepa.  

“Temos o prazer de neste momento vermos um grupo entusiasmado, já na fase final da legislação para constituição do fundo, com a participação de dois parlamentares da nossa Alepa. O governador Helder Barbalho quer também que isso aconteça, pois é do interesse do Estado alavancar a economia nesse arranjo produtivo do açaí”, disse. 

Representantes de instituições públicas e privadas integram o grupo responsável pela construção do Fundo Açaí

Conquista - Para o coordenador de boas práticas  do açaí, Marivaldo Ferreira, lotado na Diretoria de Feiras e Mercados da Sedap, a construção do Fundo Açaí representa uma grande conquista para a cadeia produtiva do açaí. É uma forma de concentrar e gerir recursos e dar oportunidade ao produtor e à agroindústria, quem trabalha com a exportação e quem vende no comércio legalizado. “Vai ajudar muito na verticalização do açaí, melhorar mais no campo e na produção através da assistência técnica e financiamento; para todo o Estado é um grande ganho, pois vai gerar emprego e renda e estará fortalecendo esse setor cada vez mais”, enfatizou.

O coordenador destacou, ainda, a abrangência do grupo, que envolve toda a cadeia do açaí, que participa da concepção e concretização do fundo. “Começa lá na ponta, da produção termina na comercialização externa e não apenas na local, abrange também as nossas agroindústrias que têm contribuído bastante para o desenvolvimento desse setor, melhorando muito a condição de vida do próprio produtor”.