Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

“Malês”, de Antonio Pitanga, estreia nesta quinta-feira (02), no Cine Líbero Luxardo

Os longas “Paris, Texas" e “Retrato de um certo Oriente” também estarão em cartaz até a próxima quarta-feira (08)

Por Aycha Nunes (FCP)
01/10/2025 13h50
Malês

O Cine Líbero Luxardo, em Belém, inicia nova programação nesta quinta-feira (02), com a estreia de “Malês”, filme dirigido por Antônio Pitanga, que retrata a história do maior levante do povo escravizado no Brasil. Além da estreia, o longa “Paris, Texas", de Wim Wenders, segue em cartaz por mais uma semana, e “Retrato de um certo Oriente” também retorna à tela do Cine Líbero.

“Malês”, filme aclamado em diversos festivais de cinema, foi baseado em fatos históricos, abordando o drama da Revolta dos Malês, o maior levante organizado por pessoas escravizadas da história do Brasil. O movimento mobilizou a população negra, escravizada e liberta pelas ruas de Salvador contra a escravidão, em 1835.

Liderada por africanos muçulmanos, chamados de malês, a rebelião aconteceu no final do Ramadã, celebrado em janeiro pelo Islã. Após o fracasso da revolta, os manifestantes foram duramente punidos e a repressão contra os negros no Brasil aumentou.

No longa, Antônio Pitanga interpreta Pacífico Licutan, um dos líderes do levante que reforçava a importância da participação de diferentes tribos e religiões para o sucesso da revolta e o fim da escravidão.

Paris, Texas

Dobradinha e retorno de grandes sucessos

Dirigido por Wim Wenders, “Paris, Texas" é uma poderosa declaração sobre autodescoberta, perda, redenção e reconciliação. Distribuído no Brasil pela O2 Play, o relançamento celebra os 40 anos do filme, considerado um marco do cinema moderno.

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1984, a versão restaurada do longa teve sua primeira projeção mundialmente no mesmo Festival, em 2024, onde Wim Wenders subiu ao palco para apresentar a obra como parte da mostra Cannes Classics.

A história narra a jornada de Travis, que é encontrado exausto e sem memória em um deserto no Texas, após quatro anos desaparecido. Aos poucos, ele começa a recordar de sua vida, e é acolhido pelo irmão Walt, que vive com sua esposa Anne. Juntos, eles também cuidam de Hunter, o filho de Travis, que gradualmente vai se reconectando com o pai. À medida que Travis e Hunter reconstroem seu relacionamento e desenvolvem uma forte amizade, o homem sai em busca de sua ex-esposa, Jane.

Retrato de um Certo Oriente

Já “Retrato de um certo Oriente” teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Rotterdam, na Holanda, além de também ter sido exibido e aclamado pela crítica especializada no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. 

A obra também ficou entre os 16 filmes habilitados para representar o Brasil na categoria de “Melhor Filme Internacional” no Oscar 2026, e é uma adaptação do livro de Milton Hatoum, “Relato de um certo Oriente", lançado em 1989 e vencedor do Prêmio Jabuti de “Melhor Romance”.

Tendo a Amazônia do pós-guerra como cenário, o filme retrata - em preto e branco - a história de dois irmãos católicos, Emilie e Emir, que embarcam em uma viagem rumo ao Brasil em busca de dias melhores. Durante a jornada, Emilie se apaixona por um comerciante muçulmano, Omar. Emir sofre de um ciúme incontrolável e usará suas diferenças religiosas para separá-los.

Confira a programação:

02/10 (Quinta-feira)

15h15: RETRATO DE UM CERTO ORIENTE
17h05: PARIS, TEXAS
19h50: MALÊS

03/10 (Sexta-feira)

15h15: MALÊS
17h25: PARIS, TEXAS
20h10: RETRATO DE UM CERTO ORIENTE

04/10 (Sábado)

15h15: RETRATO DE UM CERTO ORIENTE
17h05: MALÊS
19h15: PARIS, TEXAS

05/10 (Domingo)

15h15: PARIS, TEXAS
18h: RETRATO DE UM CERTO ORIENTE
19h50: MALÊS

06/10 (Segunda-feira)

15h: MALÊS
17h10: PARIS, TEXAS
20h: JANELAS: GARIMPO BAR, 60 min (inf's com João Cirilo)

07/10 (Terça-feira)

15h15: RETRATO DE UM CERTO ORIENTE
17h05: MALÊS
19h15: PARIS, TEXAS

08/10 (Quarta-feira)

15h15: PARIS, TEXAS
18h: RETRATO DE UM CERTO ORIENTE
19h50: MALÊS

Serviço:

Cine Líbero Luxardo - Avenida Gentil Bittencourt, nº 650, Bairro Nazaré, Belém.
Inteira: R$ 12,00 | Meia: R$ 6,00. 
Pagamento apenas em dinheiro. 
A bilheteria abre uma hora antes das sessões.
Lotação: 98 lugares.

Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas na sala de exibição.

Texto de: Maurício Carvalho / Ascom FCP