Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPODERAMENTO
English Version

Curso de crochê promovido pela Cosanpa incentiva geração de renda na Ilha do Marajó

Capacitação integra as ações sociais da Companhia em paralelo às obras de ampliação do sistema de abastecimento de água, que já alcançam mais de 60% de execução em Breves

Por Flávia Araújo (COSANPA)
01/10/2025 16h17

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) promoveu, em Breves, na Ilha do Marajó, um curso de crochê voltado para mulheres do município, em paralelo às obras de ampliação do sistema de abastecimento de água, que estão em andamento na cidade. A capacitação, realizada pela Assessoria de Programas Sociais da Companhia, faz parte das contrapartidas sociais previstas nos contratos de obras financiadas pela Caixa Econômica Federal.

Com carga horária de 20 horas, o curso ocorreu ao longo de cinco dias e teve participação integral das mulheres inscritas, em sua maioria donas de casa e aposentadas. Durante as aulas, elas aprenderam a confeccionar peças como sousplat, porta-copos e chaveiros. Além de receberem certificado de conclusão, as 20 participantes levaram para casa o material produzido e um kit empreendedor para dar continuidade ao trabalho. 

A iniciativa despertou entusiasmo nas participantes. Aos 68 anos, dona Iraci Fialho de Oliveira, uma das alunas, destacou que pretende seguir com a produção artesanal como alternativa de renda. “Gostei muito e vou continuar fazendo. Espero vender muitas peças para ajudar na minha renda familiar. Pra mim, é também um momento de lazer, de distração e de aprendizado”, relatou. 

Outra participante, Maria da Conceição, ressaltou a importância da capacitação. “Eu achei muito bom, ótimo. Eu não sabia nem segurar a agulha e aprendi bastante, pra mim foi valioso porque pode ser uma forma de renda para minha família. Pena que foi pouco tempo, mas já me ajudou muito”, afirmou. 

O curso foi escolhido a partir de um levantamento realizado pelo CRAS e por entidades civis do município, que identificaram o crochê como uma atividade de interesse da comunidade. Além dessa capacitação, em setembro os moradores de Breves também participaram de palestras sobre preservação dos recursos hídricos.

Segundo Anasthácia Almeida, assessora de Programas Sociais da Cosanpa, as atividades têm sido bem recebidas. “Estamos promovendo cursos, palestras ambientais e de saúde, além de plantões de atendimento para esclarecer dúvidas da comunidade sobre a obra. Neste mês, também realizaremos capacitação em artesanato em tala e palestras sobre prevenção ao câncer de mama”, destacou.

Obras de ampliação do sistema de água

Paralelamente às ações sociais, as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Breves já alcançam 61,72% de execução. O investimento, superior a R$ 16 milhões, conta com recursos do Governo do Pará e da União e tem previsão de conclusão no primeiro semestre de 2026. 

O projeto prevê a construção de dois novos reservatórios — um elevado de 830 m³ e outro apoiado de 1.000 m³ —, além de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade de 644,4 m³/h e cerca de 14 quilômetros de rede de distribuição, que vão interligar aproximadamente 1.600 domicílios. Ao final, mais de 50 mil moradores serão beneficiados com água tratada e regular. 

Entre os serviços em execução estão a finalização do reservatório apoiado, início da estrutura do reservatório elevado, terraplanagem da área, recuperação da ETA, instalação elétrica e implantação da rede de drenagem. A captação de água será feita no Rio Parauaú, garantindo maior segurança hídrica para a população.

O morador Benedito Silva, de 66 anos, reforça a expectativa da comunidade para a entrega da obra. “Essa obra aqui em Breves vai beneficiar muita gente. A nossa vida vai melhorar quando a água chegar na nossa casa”.