Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital de Clínicas é pioneiro na implantação de manejo do sangue do paciente na região Norte

HC foi convidado pela Fundação Hemopa para compartilhar experiência em evento com especialistas de todo o Brasil

Por Lucila Pereira (HC)
02/10/2025 16h01

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, já é reconhecido como pioneiro na implantação do Patient Blood Management (PBM) na região Norte, com ações em curso desde 2023. Esse protagonismo foi reforçado quando o HC foi convidado pela Fundação Hemopa para apresentar estratégias e desafios em um evento científico sobre hemoterapia sustentável.

O encontro, realizado em formato híbrido, reuniu especialistas de vários estados e teve como objetivo capacitar equipes multiprofissionais sobre princípios e práticas do PBM, além de elaborar diretrizes para o uso racional do sangue no contexto da hemoterapia.

Médica Iê Fernandes: valorização do uso racional do sangue

Para a hematologista Iê Bentes Fernandes, chefe da Agência Transfusional do HC, o convite reafirma a relevância do trabalho da instituição. “Implantar o PBM é um caminho árduo, mas essencial. Todos ganham: o paciente, o hospital, as equipes de saúde, o banco de sangue e a sociedade. É um movimento ético, baseado em evidências, que reduz complicações, melhora a qualidade do cuidado e valoriza o uso racional do sangue”, informou.

Benefícios - O PBM é uma abordagem multidisciplinar que busca otimizar o uso do sangue do próprio paciente, diminuindo a dependência de transfusões e valorizando seu sangue como recurso precioso. Entre seus benefícios estão redução da mortalidade, menor tempo de internação, menos complicações pós-operatórias, melhor qualidade de vida para os pacientes e economia para o sistema de saúde.

O protagonismo do HC também será reforçado no cenário nacional. No final de outubro, a equipe da Agência Transfusional representará a instituição no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – HEMO 2025, apresentando três trabalhos científicos, entre eles a experiência da implantação do PBM no Hospital C.

Com sua participação ativa em eventos científicos e o trabalho contínuo de implantação local, o HC reafirma seu compromisso com inovação, segurança e excelência assistencial, consolidando-se como referência na região Norte.